Discurso de ódio se define como mensagens que promovem o ódio, incitam a discriminação, hostilidade e violência como justificativa a intolerância às diferenças sociais, (Sem vírgula) de gênero, raça e religião. (Articule mais as discussões apresentadas no parágrafo de introdução. Elabore a tese)
De fato, desde a Segunda Guerra Mundial, (Sem vírgula) a perseguição aos judeus caracterizava a disseminação do discurso do ódio. Assim como há um ano, (Sem vírgula) as manifestações populares nas últimas eleições presidenciais evidenciaram a troca de xingamentos de caráter ofensivo e discursos rasos entre opositores e defensores de candidatos, com o agravante de que as manifestações de 2018, (Sem vírgula) contaram com as redes sociais, de alcance e velocidades surpreendentes. (Abordagem superficial e pouco explorada do texto. Reformule)
Promulgada em 1988, a Constituição Federal, cidadã, garantiu a igualdade dos indivíduos, exercendo sua proteção legal, e em 2012 novas leis reforçaram a luta contra ações de ódio e alteraram o Código Penal para tratar de crimes cibernéticos (Vírgula) a fim afim de punir sua exteriorização e proteger os indivíduos que dela sejam alvos. (Reformule. Desenvolvimento limitado)
Evidencia-se, portanto, que o direito à liberdade de expressão não é absoluto. (Não compreende a estrutura do texto)
Portanto, medidas são necessárias para resolver essa questão. Ações educativas dentro das escolas para conscientização e redução da intolerância entre os internautas; incentivo ao acompanhamento conjunto de família e escola para propiciar um debate e a expressão dos sentimentos; divulgação de informações sobre internet para que as pessoas entendam a falsa impressão de anonimato; exclusão imediata, pelas empresas de redes sociais, de comentários ofensivos denunciados, sem que a justiça seja acionada, afim de agilizar o processo. (Não compreende a estrutura. Reformule a proposta de intervenção)
Enfim, dar voz a frase, sem autor definido, que diz: “a ofensa é virtual, mas a dor é real. ” (Não compreende a estrutura do texto)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Explore mais os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |