A internet aparenta ser uma “terra sem lei”, onde todos podem falar e fazerem o que quiser e nunca serão descobertos. O falso anonimato que todos pensam terem nas redes faz com que pessoas se encorajem a cometer ações bárbaras, como ofender e humilhar outros. Isto é o famoso discurso de ódio (Evite esse tipo de construção), onde em que alguém humilha, fala mal e barbariza outra pessoa, muitas das vezes sem motivo nenhum aparente. (Reformule as discussões iniciais. Apresente a tese)
O discurso de ódio “abraça” todas aos outras descriminações, como a homofobia, a etnofobia, o machismo e até a xenofobia. Durante a Segunda Guerra Mundial, viu-se um dos maiores exemplos de discurso de ódio no mundo, o holocausto, onde se matava pessoas simplesmente por sua religião ou cor. Desde então vários países adotaram legislações que impedem de descriminar ou maltratar pessoas. Mas nos dias de hoje, (Sem vírgula) o ódio tem se propagado mais ainda, só que através das redes sociais, com comentários maldosos e até mesmo agressivos. Outra grande aliada ao discurso de ódio é a famosa deep web, onde pessoas agem de forma clandestina e criminosa, propagando ódio e ofensas a outras pessoas. (Problemas na construção de sentido. Reformule)
Levando em virtude os dados que foram apresentados (Precisam ser reestruturados e mais desenvolvidos), pode-se constatar que o discurso de ódio não surgiu de agora, mas sim que ele veio de há muito tempo, e que está se propagando cada vez mais entre os jovens, por isso seria bastante viável, (Sem vírgula) que escolas e ONGs propusessem palestras e conversas a fim de incitem (?) as pessoas a não praticar esta determinada ação (Vírgula) e sim respeitar os outros perante a qualquer coisa. E o governo criasse leis edificáveis a essas ações, assim fazendo com que os autores destas ações paguem pelo o que fizeram. (Reestruture a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas e mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |