No que se refere ao discurso de ódio nas redes sociais, pode-se perceber que é um grave problema presente na sociedade moderna, visto que o anonimato que muitos "perfis" disseminadores desse tipo de discurso possuem aliado a impunidade desses casos, que muitas vezes resultam em crimes como o racismo, xenofobia, homofobia, etc. (Reestruture essa ideia. Problemas na construção de sentido) São fatores que contribuem para a continuidade da disseminação de ódio nesses meios. (Reestruture as discussões iniciais. Elabore a tese)
É possível afirmar que o anonimato nas redes sociais é um dos grandes auxílios dessa prática, visto que os indivíduos se escondem através de "perfis fakes" onde no qual não são reconhecidos e podem expressar todo tipo de opinião, sem que sejam punidos legalmente. É cada vez mais frequente a criação desses "perfis" (Vírgula) dado que a máxima punição seria a exclusão da conta devido ao anonimato. Vale ainda ressaltar que o direito à liberdade de opinião e expressão promulgada como direito de todos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Reiteradamente é utilizada como desculpa para a prática desses discursos, que tentam disfarçar comentários preconceituosos e intolerantes com "Apenas minha opinião"- frase regularmente encontrada em conjunto com discursos de preconceito. (Abordagem superficial. Reformule as discussões)
Somado a isso, podemos (Sem primeira pessoa) dizer que a impunidade desses casos é algo frequente, já que devido a dimensão das redes sociais que engloba diferentes países, regiões, culturas, religião, raças e orientação sexual, se torna um meio de divergências, onde a ignorância e preconceito regem os discursos de ira. Com essa grande dimensão é difícil a supervisão de todo meio de comunicação e informação (Vírgula) e ainda (Virgula) em alguns casos (Vírgula) é impraticável identificar os autores dos discursos. (Abordagem superficial do tema. Refomule e delimite as discussões)
O discurso de ódio, portanto, torna as redes sociais um meio cada vez mias mais hostil, sendo um problema social. Cabe então ao governo (Vírgula) em consonância com a mídia (Vírgula) promover mudanças no modo de punição e (Vírgula) além disto, criar propagandas para conscientizar os internautas da gravidade dos discursos de ódio e suas consequências legais, com a finalidade de tornar mais evidente as discriminações e preconceitos presentes nos discursos para que possam ser denunciados. (Proposta superficial)
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto. Além disso, delimite e articule mais as ideias apresentadas, tendo em vista que o desenvolvimento do texto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |