Tema: O discurso de ódio nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/04/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que se refere ao discurso de ódio nas redes sociais, pode-se perceber que é um grave problema presente na sociedade moderna, visto que o anonimato que muitos "perfis" disseminadores desse tipo de discurso possuem aliado a impunidade desses casos, que muitas vezes resultam em crimes como o racismo, xenofobia, homofobia, etc. (Reestruture essa ideia. Problemas na construção de sentido) São fatores que contribuem para a continuidade da disseminação de ódio nesses meios. (Reestruture as discussões iniciais. Elabore a tese)

É possível afirmar que o anonimato nas redes sociais é um dos grandes auxílios dessa prática, visto que os indivíduos se escondem através de "perfis fakes" onde no qual não são reconhecidos e podem expressar todo tipo de opinião, sem que sejam punidos legalmente. É cada vez mais frequente a criação desses "perfis" (Vírgula) dado que a máxima punição seria a exclusão da conta devido ao anonimato. Vale ainda ressaltar que o direito à liberdade de opinião e expressão promulgada como direito de todos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Reiteradamente é utilizada como desculpa para a prática desses discursos, que tentam disfarçar comentários preconceituosos e intolerantes com "Apenas minha opinião"- frase regularmente encontrada em conjunto com discursos de preconceito. (Abordagem superficial. Reformule as discussões)

Somado a isso, podemos (Sem primeira pessoa) dizer que a impunidade desses casos é algo frequente, já que devido a dimensão das redes sociais que engloba diferentes países, regiões, culturas, religião, raças e orientação sexual, se torna um meio de divergências, onde a ignorância e preconceito regem os discursos de ira. Com essa grande dimensão é difícil a supervisão de todo meio de comunicação e informação (Vírgula) e ainda (Virgula) em alguns casos (Vírgula) é impraticável identificar os autores dos discursos. (Abordagem superficial do tema. Refomule e delimite as discussões)

O discurso de ódio, portanto, torna as redes sociais um meio cada vez mias mais hostil, sendo um problema social. Cabe então ao governo (Vírgula) em consonância com a mídia (Vírgula) promover mudanças no modo de punição e (Vírgula) além disto, criar propagandas para conscientizar os internautas da gravidade dos discursos de ódio e suas consequências legais, com a finalidade de tornar mais evidente as discriminações e preconceitos presentes nos discursos para que possam ser denunciados. (Proposta superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos