Legalização do Aborto já.

Tema: Discutindo a legalização do aborto

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/10/2010
Nota tradicional: 5.5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A legalização do aborto é um assunto que causa e vem causando muitas discussões. Seria a legalização a solução para acabar com a morte de dezenas de mulheres que se submetem a tais procedimentos e que quando não entram em óbito, acabam com algum tipo de sequela?

O aborto é considerado crime segundo o código penal brasileiro artigo 128, e tem como punição de 1 a 10 anos de detenção, abrindo exceções para casos em que a gravidez resulta em risco para a gestante e em casos de estupro.

Porém estimativas do Ministério da saúde apontam a ocorrência entre 729 e 1,25 milhões de abortos ao ano em nosso país. De acordo com estas estatísticas um total de 250 morrem e 1/3 são obrigadas a procurar assistência médica devido a complicações.

O aborto deve sim ser liberado em primeiro lugar acabaria com o mercado ilegal de aborto que além de lucrar, acaba gerando um alto índice de mortalidade, além de mulheres sequeladas por procedimentos realizados sem o mínimo de cuidados higiênicos.

Segundo com a legalização teriamos médicos especializados que garantiriam a essas mulheres o minimo de dignidade ao optar por tal procedimento.

É certo que está discussão ainda existirá por muitos anos, e as mortes continuaram até que uma legislação adequada seja formulada sem a interferência da igreja ou qualquer outro orgão. O que deve ser respeitado é o direito a vida, e dar uma chance para essaS mulheres que optam pelo aborto de não repetirem o mesmo erro.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
Nota final 5.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos