Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa as mensagens de ódio nas redes sociais percebe-se que essa idéia ideia iluminista não é praticada e o problema pesiste na realidade do país. Por ventura, os discursos de ódio estão relacionadas em sua maioria a orientação sexual, raça e cor, causando a disseminação de conteúdos preconceituosos e intolerantes nas redes sociais, ocasionando no espaço digital uma sensação de impunidade.
Em análise do cenário atual, observa-se a facilidade para a propagação de idéias preconceituosas e intolerantes no espaço virtual, o qual está preenchido de homofóbicos e racistas que disseminam ódio (Vírgula) afetando de modo direto e indireto os indivíduos. (Não compreende a estrutura do texto. Abordagem superficial)
Sob esse caráter, práticas cotidianas e inofensivas como curtidas e compartilhamentos de ideologias relacionados ao " cyberbullyng " são extremamente prejudiciais. Em razão disso, para resolver o problema atitudes devem ser repensadas. (Não compreende a estrutura do texto)
Portanto, as corporativas das redes sociais devem criar um mecanismo de denúncia eficiente para serem acionados toda vez que um conteúdo for ofensivo, para deste modo serem retirados. No entanto, cabe ao ministério da justiça a criação de delegacias e centros de investigação virtual para minimizar as ocorrências. Logo, a mídia poderia promover campanhas na TV (Vírgula) afim a fim de alertar a população quanto ao compartilhamento de discursos de ódio (Vírgula) evitando a disseminação do conteúdo. Para talvez, deste modo (Vírgula) a sociedade ser mais tolerante e se mobilizar com o problema do outro. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Não compreende a estrutura do texto. Delimite, reestruture e articule mais as discussões apresentadas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |