Quebrando a internet e os discursos de ódio nas redes sociais

Tema: O discurso de ódio nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/04/2019
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É inevitável acabar se deparando com comentários explosivos enquanto se "navega" pela internet. Já se tornou algo tão comum entre as pessoas, (Sem vírgula) que estas acabam não agindo corretamente diante de tal situação, gerando o conhecido "efeito dominó" e alargando ainda mais o problema. Sabe-se que é importante e necessário que a mídia divulgue atuais assuntos do Brasil e do mundo, mas nem sempre as notícias são recebidas de maneira pacífica, principalmente quando são muito polêmicas. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)

O filme "Wi-fi Ralph: quebrando a internet" mostra exatamente como funciona o mundo nas redes sociais, e como ele pode ser facilmente movido pelas emoções dos usuários. Detona Ralph, um dos personagens principais, acaba espalhando o "vírus da insegurança" por toda a internet. No mundo real, a mídia funciona da mesma maneira: os usuários espalham discursos de ódio, acarretando sérios problemas tanto virtuais quanto reais. Exemplo disso são os comentários racistas, xenófobos e sexistas, (Sem vírgula) que trazem à tona a insegurança ou até mesmo a depressão e o suicídio entre as pessoas. Desse modo, os discursos não são apenas uma forma de "liberdade de expressão", posto que desrespeitam os direitos humanos. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite e explore mais os argumentos)

 

 

 

 

Diante de tantos problemas e conflitos existentes no Brasil e no mundo, é imprescindível que sejam reportadas notícias sobre a atualidade (Vírgula) a fim de que toda a sociedade se mantenha informada e possa fazer algo a respeito, mas quando determinado assunto se torna um discurso de ódio nas redes sociais, (Sem vírgula) muda todo o contexto, pois um indivíduo expressa sua opinião e o outro debate, muitas vezes de forma inapropriada (Abordagem superficial), gerando entraves entre os usuários. Como foi dito pelo dramaturgo irlandês George Bernard Shaw: "A ciência nunca resolve um problema sem criar pelo menos outros dez". (Delimite e articule mais as discussões)

 

 

 

 

Assim sendo, é importante que haja intervenção das autoridades midiáticas sempre que for necessário, de modo queinterditem que interditem a página ou os comentários contidos nela, para que, dessa forma, seja possível se não extinguir, ao menos controlar os discursos de ódio presente nas redes sociais, como foi feito com o "vírus da insegurança" (Vírgula) de Detona Ralph, mostrando que o filme não é exclusivamente para o divertimento das crianças, mas para a educação delas e também para a reflexão dos adultos.  (Proposta superficial)

 

 

 

 

 

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos