O discurso de ódio nas redes sociais

Tema: O discurso de ódio nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/04/2019
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um dos importantes fatores para a difusão e invenção dos aparelhos tecnológicos - como o computador, o celular, dentre outros - foi a 3ª fase da revolução industrial, que teve o seu início no século XX. A primeira rede social surgiu no ano de 1995, (Sem vírgula) como uma consequência da invenção dos computadores. Desde então, as redes sociais se tornaram um meio de comunicação e propagação de informações entre as pessoas. (Como os fatores expostos se relacionam com o tema? Reestruture e apresente a tese)

Em primeiro plano, com a popularização das mídias sociais, aumento no número de usuários e ampliação das suas funções, (Sem vírgula) o discurso de ódio tornou-se presente e vários internautas tem sido alvos de tal violência. O filósofo italiano Nicolau Maquiavel, (Sem vírgula) afirma: “tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal”. Ademais, analogamente com este pensamento (Vírgula) podemos (Evite primeira pessoa) citar que a maioria das vítimas nada fizeram para merecer vivenciar essa situação, são simplesmente odiadas ou difamadas pelo único fato de sua existência ir contra a algum ‘padrão’ estabelecido pelo indivíduo agressor. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)

É importante salientar também que, (Sem vírgula) as redes sociais são consideradas um importante avanço tecnológico, que como todos os outros possui os ônus e bônus de sua implantação. Dentre os bônus cabe-se ressaltar a comunicação entre os seres humanos que estão localizados em países distantes no mundo e facilitação de enviar recados dentro do âmbito de trabalho, por outro lado, entre os ônus estão a propagação das fakes news e exposição dos seus usuários a pessoas más intencionadas. De acordo com o filosofo grego Sócrates, (Sem vírgula, use dois pontos) “o homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem”. (Evite o queísmo no texto, reveja outros pronomes relativos. Delimite e explore mais as discussões)

Portanto, é imprescindível que o governo federal por meio do Ministério de Segurança Pública implante implemente uma ouvidoria que receba as denúncias de crimes oriundos nas redes sociais, em consonância da ampliação dos mecanismos de segurança e proteção aos usuários, essa ação deverá ser promovida pelas   empresas monitoras e criadoras das mídias sociais. Cabe-se a escola e a comunidade aguçar o desenvolvimento do senso crítico e de respeito a todos, independentemente das diferenças. Parafraseando o avista indiano Mahatma Gandhi, (Dois pontos) “o mundo está farto de ódio”, fazendo-se importante semear o amor. (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos