De acordo com Mahatma gandhi (Dois pontos) " A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.". Desde a Revolução Industrial (Vírgula) o homem intensificou a exploração dos recursos naturais. Seja pelo solo, vento, rio, etc, sempre visando a produção de energia, lucro e a própria satisfação. Essa exploração intensiva resulta em impactos ambientais muitas vezes irreversíveis. Entretanto, existem formas de reduzir e até mesmo evitar tais impactos.
Casos de problemas ambientais estão presentes em mais de 90% dos municípios brasileiros, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O caso ocorrido em Mariana foi um dos de maior repercussão, devido ao rompimento de uma barragem (Vírgula) o que gerou impactos socieconômicos e ambientais (Melhore a construção de sentido). Recentemente outra barragem se rompeu em Brumadinho, os dois casos pertencem a mesma corporativa. O problema seria a falta de fiscalização ou a ineficiência na aplicação do código penal? Ambos são empecilhos para a prevenção dos impactos ambientais gerados. (Reestruture e desenvolva mais as discussões)
A falta de fiscalização foi o pivô responsável pela tragédia ocorrida em Mariana, afirma a associação nacional dos peritos criminais (APCE). Em matéria publicada na BBC News Brasil (Vírgula) especialistas alertam que a legislação ambiental é boa, mas a fiscalização falha e a punição lenta leva a novas tragédias como a de Brumadinho. (Abordagem superficial)
Tendo em vista os problemas apresentados (Isso tem de ser mais explorado no texto) as soluções plausíveis devem surgir do governo, criando um sistema nacional de informação sobre as barragens através de dados disponibilizados pelas impressas, junto a melhores fiscalizações (Vírgula) evitando que mais impactos ambientais sejam causados por essas grandes corporações. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |