O dia mundial do meio ambiente é comemorado todo, 5 de junho, (Problema na construção de sentido) e se faz importante para preservar o espaço verde. Muitas empresas, porém, agem de maneira contrária e afetam duramente com impacto ambiental. Por isso, se faz necessário leis mais rigorosas e as grandes corporações terem obrigações com o meio ambiente. (Explore mais as discussões iniciais)
No início do ano, a mineradora Vale foi responsável por mais uma tragégia ambiental. Como também, outras grandes empresas que não respeitam as leis ambientais, por muitas vezes não serem, de fato, regulamentados pelos orgãos fiscalizadores (Como assim? Desenvolva mais as discussões). Com isso, continua mais acidentes ambientais a acontecer e as empresas novamente livres de qualquer punição efetiva. (Abordagem superficial do tema)
Ademais, poucas empresas possuem ações sustentáveis. O site, (Sem vírgula) Deutschlan, (Sem vírgula) informa como a Alemanha ganhou o prêmio de sustentabilidade e com a colaboração de empresas que participam de treinamentos de cultivos e na economia de consumo de água, logo essas ações, junto com o governo (Vírgula) contribuem para a recuperação do meio ambiente. (Desenvolvimento limitado)
Portanto, é necessário mudanças nas leis ambientais. Primeiro, as empresas que causam impactos devem ceder metade do seu capital para a recuperação da aréa afetada. Depois, o Governo deve cobrar toda grande empresa com ações para melhorias do meio ambiente como, (Sem vírgula) plantações de árvores em lugares desmatados, limpezas de rios, utilização de menos produtos tóxicos. Assim, essas atitudes, por um planeta melhor. (Problemas na construção de sentido. Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas são pertinentes, porém limitadas. Explore mais as ideias, delimite e elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |