Século XXI, o homem nunca teve tantos recursos e meios técnologicos como tem agora, entretanto percebe-se que da mesma forma que cresce a produção e o lucro das grandes corporações, tem-se um aumento gradativo do descaso do homem com o próprio homem. Isso se deve ao grande interesse das empresas em ter lucros cada vez maiores através de investimentos menores.
O grandioso geógrafo Milton Santos disse em algum momento que "O que estamos vivendo hoje é que o homem deixou de ser o centro do mundo. O centro do mundo agora é o dinheiro." (Ponto final) Essa fala pode ser diretamente exemplificada pelos últimos causados pelo rompimento das barragens em Minas Gerais, onde ficou claro a falta de interesse das grandes corporações em assegurar que não fique comprometida a segurança da fauna e flora em casos de possíveis acidentes em seus empreendimentos. (As ideias são pertinentes, no entanto precisam estar mais articuladas)
Outro aspecto a ser analisado, (Sem vírgula) é a falta de planejamento, pois se houvesse um maior investimento nesse sentido, poderia ser evitado um grande número de prejuízos, como foi feito pelos japoneses (Como assim? Essa discussão precisa ser mais explorada). Eles tendo consciência da grande incidência de terremotos em seu país, utilizaram da tecnologia para a construção de prédios com estruturas reforçadas para aguentar possíveis tremores. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Reestruture)
Evidencia-se (Vírgula) então, que esses impactos causados pelas grandes corporações, (Sem vírgula) poderiam ser evitados ou diminuiddi diminuidas através de uma série de medidas onde as empresas sejam obrigadas a investir em planejamento (Vírgula) e essa " obrigação" pode ser consumada através de um fortalecimento na legislação, para assim trazer a natureza e o homem para o centro do mundo. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As ideias apresentadas precisam ser mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |