Ao longo dos últimos anos, o Brasil, (Sem vírgula) vem sofrendo uma grave falta de responsabilidade com o nosso meio ambiente. A prova disso são os rompimentos, cada vez mais frequentes, das barragens de rejeitos que causam inúmeros danos tanto a fauna e flora quanto aos seres humanos. (Explore mais as discussões iniciais que serão retomadas ao longo do texto)
A segurança do meio ambiente não precisa ser tratada como inimiga da extração de minério. As empresas podem optar por uma maneira mais segura de se trabalhar, como a tecnologia de mineração a seco, que apesar de mais cara, evitaria desastres como os de Mariana e Brumadinho. Além de descartar os rejeitos de forma consciente e fazer projetos em prol do meio ambiente, como reflorestamentos e recuperação de rios poluídos. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)
A devastação na natureza é sempre imensa quando se trata de desastres envolvendo mineradoras, e normalmente continuara a causar danos por décadas e décadas. Nenhum cuidado é demais e nenhuma segurança a mais é muito cara. (Apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, delimite e elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 300 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |