Natureza vs. Extração de minério

Tema: Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes da ação de grandes corporações?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/03/2019
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao longo dos últimos anos, o Brasil, (Sem vírgula) vem sofrendo uma grave falta de responsabilidade com o nosso meio ambiente. A prova disso são os rompimentos, cada vez mais frequentes, das barragens de rejeitos que causam inúmeros danos tanto a fauna e flora quanto aos seres humanos. (Explore mais as discussões iniciais que serão retomadas ao longo do texto)

A segurança do meio ambiente não precisa ser tratada como inimiga da extração de minério. As empresas podem optar por uma maneira mais segura de se trabalhar, como a tecnologia de mineração a seco, que apesar de mais cara, evitaria desastres como os de Mariana e Brumadinho. Além de descartar os rejeitos de forma consciente e fazer projetos em prol do meio ambiente, como reflorestamentos e recuperação de rios poluídos. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)

A devastação na natureza é sempre imensa quando se trata de desastres envolvendo mineradoras, e normalmente continuara a causar danos por décadas e décadas. Nenhum cuidado é demais e nenhuma segurança a mais é muito cara. (Apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos