As soluções para impactos ambientais causados voluntárias ou involuntariamente por grandes corporações chama-se fiscalização! (Ponto final) O Brasil não pode mais seguir com essa negligência na fiscalização pública (Evite esse tipo de construção. Reformule essa ideia). No dia 25 de janeiro deste ano, a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, matando centenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório, onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento. Pela segunda vez o Estado de Minas gerais e o Brasil choram seus mortos, por negligência e ganância da mesma empresa a Vale. (Reestruture as discussões iniciais. Apresente a tese)
Quanto vale uma vida? Um rio, uma flora, uma fauna, um sonho, uma família, uma cidade e um país? Não há dinheiro nesse mundo que possa comprar uma cola, (Sem vírgula) para colar os pedaços de tudo que essa grande tragédia deixou. Qual o preço da negligência alguém é capaz de calcular? (Problemas na construção de sentido) Não basta as leis, não basta punição, tem que haver fiscalização. O homem não pode seguir com o progresso, sem o compromisso de seguir pelo caminho certo, do cuidado com o planeta e seus habitantes. Duas tragédias seguidas de repercussão mundial e a mesma empresa. É o acaso? Falta de sorte? O processo civilizatório não aguenta mais amador. É preciso ser profissional, para que não aconteça tragédia em cima de tragédia e povo brasileiro se acostume a isso como se natural fosse. (Não compreende a estrutura do texto. Evite esse tipo de construção. Reformule)
A escravidão brasileira deixou sequelas profundas na população negra desse país e a ditadura militar deixou em toda sociedade. O brasileiro é um povo pacato e submisso aos poderosos, eles votam em pessoas para tirar seus direitos e assistem a tudo isso indignados e parados. O Brasil é hoje um dos países mais violentos do mundo. E o que o brasileiro faz? Vivem trancados em verdadeiros presídios, casas e prédios com muros altos, cercas elétricas, câmaras, cachorros e até seguranças armados. Tudo para manter sua integridade física, um direito garantido a todos os cidadãos de bem deste país pela Constituição Federal. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Não está evidente. Reestruture)
Entra governo e sai governo e nada muda! (Evite esse tipo de construção) Será que a culpa é da política ou da sociedade? Professores sendo massacrados como vilões da educação, brigando por um salário digno, sendo agredidos e ofendidos e a sociedade aceita. Será que realmente a culpa é dos políticos? Leis severas, punições e prisões nada disso mudará esse país se o povo não mudar. Só um povo consciente de seus direitos e deveres, mudará essa nação para sempre. Todo o mundo é composto de mudanças, tomando sempre novas qualidades. A solução está na mudança de todos. Nem carrascos (Vírgula) nem vítimas. Mas, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. (Como essas ideias se relacionam com o tema? Reestruture)
Dados correção tradicional
As ideias apresentadas, em sua maioria, não se relacionam com o tema. Reveja a proposta. Delimite e articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |