Nos últimos 5 (cinco) anos (Vírgula) o Brasil sofreu com duas grandes tragédias ambientais com rompimentos de barragens de grandes corporações de mineração. Esses desastres que causaram grandes danos diretos e indiretos na fauna e na flora brasileira, as consequências já estão sendo vistas e com tristes previsões para o futuro (Problemas na construção de sentido). Priorizar a segurança e criar mecanismos de diminuição de danos é mister diante dessa situação. (Reestruture e explore mais as discussões iniciais)
Antes de ser pensado em soluções para reduzir os danos ao ambiente (Vírgula) precisa-se garantir que não haverá novos incidentes, pois se não serão apenas medidas paliativas e que logo no futuro terão que ser reaplicadas. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)
Todavia (Vírgula) mesmo se iniciarmos uma solução prática (Vírgula) agora só se restauraria o ecossistema na região em algumas décadas. Principalmente porque nesse último desastre (Vírgula) o que restava da Mata Atlântica no estado de Minas Gerais (Vírgula) foi completamente liquidada (Reveja essa ideia), e para ser recuperada se necessária de um intenso trabalho de reflorestamento (Problemas na construção de sentido), purificação da água e do solo e uma restauração da fauna. (Reformule as discussões)
Existem diversas maneiras de destruir o meio ambiente, restaurá-lo (Vírgula) no entanto (Vírgula) não é tão simples, por isso deve-se prevenir que essa destruição ocorra. E com aqueles que causam essa devastação devem ser severamente punidos, com multas de valores altos, porém que as empresas consigam custeá-los, além de fazê-las assumir um compromisso ambiental para restaurarem o equilíbrio que fora desbalanceado graças aos incidente causados por elas. Para que desse modo elas não voltem a cometer esses erros. E agora que o incidente já ocorreu (Vírgula) obrigá-las a fazer o possível para restaurar o que fora destruído. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |