Qual seria o custo do progresso? Preservação e desenvolvimento podem andar juntos? Segundo especialistas e ambientalistas em todo o planeta (Vírgula) o custo é alto, desde o aquecimento global até a crescente contaminação dos recursos hídricos, nosso (Evite ideia de primeira pessoa) planeta, a fauna, a flora e os seres humanos estão sofrendo com os impactos ambientais decorrentes das ações de grandes corporações. No entanto, auxiliar preservação e desenvolvimento não é impossível, bastam-se apenas medidas conscientes de impactos positivos.
Em primeiro lugar, as grandes empresas necessitam de maior fiscalização do Estado e severa punição ao cometer alterações prejudiciais ao meio ambiente. Apesar de a Constituição brasileira punir as empresas que lesam o meio ambiente (Vírgula) ainda ocorrem tragédias causadas por negligência de grandes empresas e falha fiscalização. Como, por exemplo, o rompimento de uma barragem de rejeitos considerada de "baixo risco" e com "alto potencial de danos" da mineradora Vale (Vírgula) em Brumadinho, Minas Gerais. É necessário, portanto, um tratado com obrigações legais para empresas ampliando a responsabilização das empresas por violações. (Delimite e articule mais as ideias)
Ademais, se fazem necessários, por parte das mineradoras, programas com enfoque em atenuar ao máximo o efeito das suas intervenções no ambiente. Já que há risco de contaminação do solo e de águas superficiais, é essencial um correto direcionamento dos compostos químicos descartados e contenção da poluição gerada pelos elementos químicos, aliada a uma utilização sustentável dos recursos minerais, visto que não são renováveis. Assim, a construção de barragens de rejeito deve ser feita em locais afastados de áreas preservadas para evitar a perda de espécies nativas. (Reestruture as discussões)
Os gigantes do segmento industrial podem aderir a fontes de energias renováveis e reciclagem de seus produtos. A troca de combustíveis fósseis por energia solar, energia eólica e até compostos orgânicos são alternativas perfeitas e já aderidas por empresas do segmento industrial. Também, parcerias com outras empresas como a Tetra Pak, empresa multinacional de origem sueca, que produz telhas e placas para a construção civil, canetas e vassouras a partir da reciclagem de suas embalagens. (Não compreende a estrutura do texto.Reestruture as discussões)
Portando, desenvolvimento e preservação conseguem trabalhar juntos. Com o tempo mais e mais startups, companhias e países abraçam a causa sustentável. Como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a LifePack, empresa colombiana que criou o Papelyco, talheres e pratos descartáveis que podem ser plantados. Logo, alcançamos (Sem primeira pessoa) o verdadeiro progresso quando não damos (Sem primeira pessoa) importância só ao desenvolvimento econômico, mas também ao meio ambiente. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |