Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco – “a proteção e a melhoria do meio ambiente são questões prioritárias, que afetam o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento econômico no mundo”. Por isso, debater problemáticas quanto aos desastres ecológicos causados por grandes empresas é questionar até que ponto a negligência, falta de humanismo e intenções mercadológicas-capitalistas “corroem” o meio ambiente. Logo, pondera-se a necessidade da reformulação de leis ambientais e de um desenvolvimento social que integre a participação da população na iniciativa de exigir das autoridades competentes ações enérgicas ao impasse. (Bom parágrafo de introdução)
Nesse contexto, é notório a ausência de comprometimento das multinacionais em buscar fiscalizar com qualidade e, assim, prevenir embates ecossistêmicos. Um exemplo foi o rompimento da barragem de Brumadinho (Vírgula) em Minas Gerais, 2019, que poderia ter sido evitado, no entanto, o descaso, incompetências técnicas e fiscalização pífia causaram o resultado catastrófico à região (Discussão pertinente, no entanto é necessário reestruturá-la). Dessa maneira, embora a legislação ambiental brasileira seja uma das mais completas do mundo – pelos dados do Ministério do Meio ambiente, não oficializa práticas rigorosas ao problema apresentado, porque há três anos outra tragédia acorreu envolvendo uma barragem no município de Mariana (Vírgula) no mesmo estado.
Por conseguinte, é primordial que o Ministério da Justiça estabeleça parceria junto ao Ministério do Meio Ambiente para criar reformulações às leis as quais protegem e conservam o biótopo dos biomas no Brasil, a fim de torná-las mais “duras” e punitivas. Além disso, para que a população também busque exigir tais reformulações (Vírgula) é imprescindível que exista uma mentalidade moral e ambientalista. Mas a educação brasileira precisa integralizar urgentemente disciplinas reflexivas e sociológicas como primárias diante da nova base curricular de educação nas escolas. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões)
Por último, percebe-se a seriedade dessa questão ambiental frente as grandes corporações. Então, novas resoluções devem comprometer atitudes positivas. O Ministério da Educação pode promover iniciativas em sua pasta governativa, palestras, seminários e congressos sobre o tema enfatizado, semestralmente, dentro de escolas, universidades e a sociedade em geral. Para acontecer, estudantes e profissionais experientes sobre o assunto ministrariam esses eventos e ajudariam e a divulgar. Portanto, caberia a união sancionar verbas, propriamente dos impostos, para administrar esses encontros. Só assim um país sério e preventivo ajudará sua natureza. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Observe que as ideias precisam estar mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |