No O mundo contemporâneo, excessivamente globalizado, fez emergir uma maior demanda por recursos naturais para a manutenção dessa mundialização. A extração desses recursos, que por vezes são extraídos de forma irregular e irresponsável pelas corporações, causando grandes impactos ao meio ambiente (Problemas na construção de sentido). Nessa perspectiva, é versado que necessita superar-se esse óbice para que o equilíbrio entre meio ambiente e sociedade seja alcançado. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)
Na frase, (Sem vírgula) "vivemos em uma época perigosa, o homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo", do filosofo Albert Schweitzer, converge com a nossa (Sem ideia de primeira pessoa) contemporaneidade, contudo (Vírgula) com o advento da Revolução Industrial, em que o meio de produção passou de manufatura para a maquinofatura, e para a manutenção dessas máquinas, ocorreu e ainda ocorre uma grande exploração de recursos naturais, energéticos, que em sua queima liberam altas quantidades de CO2- dióxido de carbono, principal agente causador do efeito estufa, logo do aquecimento global, que aumenta a temperatura da terra, fazendo com que geleiras derretam (Vírgula) aumentando os níveis do mar, causando a morte a morte de corais (altamente dependentes da temperatura da água), esses que dão abrigo e alimento para vários animais marinhos e ainda funcionam como um filtro do mar. Nesse sentido se torna necessário mudanças e ações cessantes no lançamento de poluentes pelas indústrias. (Delimite as discussões)
Carlos Drumond de Andrade, que nasceu em no quadrilátero ferrífero (Vírgula) em Minas Gerais, já denunciava em seus poemas, como em o poema "Mariana" (Reveja essa informação), os problemas causados pelas empresas que extraíam minério de ferro daquela região. Não sendo por falta de avisos, em 5 de novembro de 2015, rompe-se a barragem de rejeitos de minério da empresa Vale (Vírgula) em Mariana, gerando danos humanos e também ambientais, como a contaminação do rio Doce, do seu trecho que passava por Mariana até sua foz no norte do Espirito Santo, afetando até mesmo as pessoas que dependiam economicamente do rio, como os pescadores. As barragens se tornaram para o Brasil (Vírgula) sobretudo para Minas Gerais, monstros adormecidos, que sem aviso acordam, causando grandes tragédias por conta de banalização e imprudência das empresas, por isso considerado um crime ambiental. (Delimite as discussões. Articule mais as ideias)
Pela observação dos aspectos analisados, se torna imprescindível que o Governo Federal (Vírgula) junto ao Ministério do Meio Ambiente, criem um projeto de lei, (Sem vírgula) que visem a obrigação da indústrias a utilizarem em ao menos um terço de suas produções, (Sem vírgula) fontes energéticas limpas e renováveis, para diminuição da emissão dos poluentes (Vírgula) e da também a obrigatoriedade das empresas mineradoras adotarem o meio a seco para tratamento dos rejeitos de minério, para extinção das barragens a montante , garantindo segurança ambiental e humana. Só assim poderemos viver em um mundo onde haja, equilíbrio entre o homem e o meio. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões que foram apresentadas ao longo do texto. Além disso, observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as ideias no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |