Em janeiro de 2019 ocorreu o rompimento da Barragem de Brumadinho, o qual resultou em mortes e destruição de ecossistemas, deixando o solo infértil e impedindo as espécies (Vírgula) que antes ali se encontravam (Vírgula) de sobreviverem, visto que os minérios alteram a composição e estrutura do solo e o mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade), eventualmente, se solidifica. (Reestruture as discussões que serão retomadas)
Tal fato se deu claramente como o resultado da impunidade, visto que apenas quatro anos antes do ocorrido em Brumadinho, pois em 2015, (Sem vírgula) houve o rompimento da barragem de Mariana, que poluiu grande parte do Rio Doce, um rio de suma importância que abastecia um grande número de cidades e após isso se tornou um rio 'morto', pois as formas de vida que antes ali se encontravam tiveram seu ambiente afetado. De acordo com o G1, onze toneladas de peixes mortos foram recolhidos no mesmo ano no rio, três no Espírito Santo e oito em Minas Gerais. A responsável pelas duas barragens é a mesma: a empresa Vale, que é proprietária da Samarco e sequer teve condenados ou presos pelo primeiro crime. (Rever o desenvolvimento das ideias. Elas precisam estar mais articuladas)
É notável que a empresa Vale, acima de tudo, inclusive vidas e meio ambiente, valoriza seu lucro e, tem a justiça como cúmplice, visto que necessitou a ocorrência de duas tragédias para que a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) agisse julgando funcionários e recolhendo depoimento do presidente da empresa. (Articule mais as discussões. Evite um desenvolvimento superficial)
Portanto, se vê vê-se a necessidade de projetos criados pelo Ministério do Meio Ambiente para tentar despoluir as águas afetadas, projetos esses custeados pela causadora da tragédia, a Vale. Se vê também a necessidade de multas e indenizações que aumentam gradualmente caso não pagas e caso a empresa não cumpra com a fiscalização e desativação das barragens em estado de alerta. (Articule mais a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas ao longo do texto. Elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |