A tragédia em Brumadinho trouxe impactos ambientais e sociais irreparáveis para a região. Além disso, nos (Sem primeira pessoa) fez lembrar de outra tragédia que ocorreu a cerca de três anos na mesma região - a de Mariana. (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)
A tragédia de Brumadinho pode ter causado danos ambientais e sociais maiores do que os de Mariana, embora sua extensão em quilômetros tenha sido menor. Diversas espécies de mamíferos, aves e peixes, muitos que estavam em extinção (Quais?), morreram. Além disso, centenas de pessoas morreram e muitas outras perderam suas casas. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule a discussão)
Nos últimos 20 anos, a cada 2 anos, houve um rompimento de uma barragem em Minas Gerais sem que ninguém ficasse sabendo (Como assim? Reveja essa ideia). As barragens não são seguras, porque investir em segurança custa caro e as mineradoras não querem pagar o preço. Para elas sai mais barato recorrer na justiça, caso haja o rompimento de alguma barragem, do que investir em segurança, pois, no fim, elas sabem que vão acabar saindo impunes mesmo. (Evite esse tipo de construção. Reestruture as ideias apresentadas)
Para que mais barragens não continuem se rompendo e causando estragos como vem ocorrendo, as empresas responsáveis pelo rompimento dessas barragens devem ser punidas por seus atos, seja com multas, indenizações ou mesmo com prisões. Apesar disso não reparar os danos causados, mas servirá de exemplo para que as mineradoras procurem tomar medidas mais seguras para impedir que mais barragens se rompam e causem mais danos ambientas e às vidas das pessoas.(Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, delimite e explore mais as discussões para evitar um desenvolvimento superficial. Articule os fatos com a proposta do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |