Reparação ambiental - Corrige Aqui

Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes da ação de grandes corporações?

Enviada em: 10/03/2019

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
PUBLICIDADE

Em pouco mais de três anos, desastres humanos de Mariana e Brumadinho evidenciaram não só a inobservância estatal quanto ao manuseio das riquezas naturais, como também a necessidade urgente de medidas as quais evitem novas catástrofes no país. Nessa perspectiva, grandes corporações, sejam privadas ou estatais, assumem a culpa dos prejuízos socioambientais gerados, entretanto, as constantes perdas humanas e naturais retratam a negligência dos principais causadores desse cenário. Assim, diligências legais há de serem tomadas a fim de que tais danos possam ser minimizados. (Bom parágrafo de introdução)

Geograficamente, os recursos naturais nacionais sempre atraíram olhares para exploração, exemplificando tais interesses desde a Carta de Pero Vaz de Caminha até as mais novas empresas de mineração ligadas a Vale. Dessa forma, ainda que a Lei do Crime Ambiental (9605/98) represente um avanço legal ao assunto, a perda de parte significativa dos rios Doce e Paraopeba, além da destruição de áreas florestais e subsequentemente os impactos aos indivíduos em seus entornos (Vírgula) contrapõem uma realidade a qual deveria ser tutelada de modo intenso pelo Estado. Tal conjuntura é ainda intensificada pela morosidade da justiça em indenizar os moradores afetados pelo desastre, já que muitos agricultores e pescadores encerraram seus trabalhos após a poluição de rios e terras próximos.

Paralelo a isso, a afirmação ‘’A Amazônia não é nossa’’ (Vírgula) proferida pelo presidente da república Jair Bolsonaro (Vírgula) corrobora a possível abertura da região para exploração de empresas, e com isso a eliminação de áreas de proteção ambiental, uma vez que tal espaço já lida com problemas relacionados ao tráfico de madeira e a disputa com espaços indígenas. De fato, áreas como a Amazônia e o estado de Minas Gerais tornam-se os principais alvos por parte de empresas as quais sem a devida fiscalização provocam prejuízos socioambientais quase que irreparáveis. (Como as ideias apresentadas nesse parágrafo se relacionam com o tema)

Logo, a fim de que as consequências sejam reparadas em meio a responsabilização jurídica dos atuantes, é preciso que a lei 9605 seja efetivada com o auxílio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) na regularização de corporações associadas diretamente ao meio ambiente, bem como propor a restauração de reservas florestais por parte de empresas culpadas por desastres ambientais. Ademais, cabe ao Ministério Público e órgãos de fiscalização a criação de fundações com objetivo de oferecer suporte social às pessoas no entorno dessas catástrofes, como a criação de cursos técnicos que permitam a sua reintegração ao mercado de trabalho. Poder-se-á, assim, tratar os recursos naturais como o verdadeiro patrimônio nacional. ("Refine" a proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais delimitadas. Observe que há um limite para desenvolver as ideias do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200