Durante o período da Guerra Fria, (Sem vírgula) ocorreu o maior acidente nuclear da história,a explosão na usina elétrica de Chernobyl,que liberou 8 toneladas de radioativos no antigo território da URSS (Desenvolva a sigla),tornando-o inabitável e dizimando vidas posteriormente.Recentemente (Vírgula) o Brasil tem sofrido com os impactos ambientais causados pelas ações de grandes corporações.Desse modo,é válido analisar os fatores contribuintes para tal inconveniente.
Segundo Mahatma Gandhi,importante líder pacifista indiano,a natureza nunca será suficiente para a cobiça humana (Em caso de citação, use aspas).Isso se evidencia na sociedade consumista em que vivemos (Evite primeira pessoa),onde a indústria visa apenas o lucro com a exploração exagerada dos recursos naturais, ignorando o fato de que nem todos são renováveis.Com isso,tais atitudes resultam num desequilíbrio ecológico. (Reestruture as discussões e explore mais para evitar um desenvolvimento superficial)
Vale ressaltar também que a falta de fiscalização nas empresas que tem como principal fonte de matéria prima a natureza,favorecem a utilização inadequada da própria.Além disso,a ausência de debates sobre consumo sustentável reforça a ideia de que o ser humano é independente da biosfera.Sendo assim,o meio ambiente sofre ainda mais com o desmatamento e os diferentes tipos de poluições. (Abordagem superficial. Explore mais as ideias)
Entende-se,diante do exposto,a necessidade real de ações governamentais oriundas do Ministério da Educação (MEC),inserindo disciplinas relacionadas à sustentabilidade nas escolas. Cabe ainda ao Ministério da Justiça punir devidamente aqueles que infringirem as leis ambientais.Dessa forma,promoverá um equilíbrio entre homem e ecossistema. (Reestruture a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do texto. Delimite as ideias para evitar um desenvolvimento superficial e garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |