Sartre, filósofo francês (Vírgula) falou que, (Sem vírgula) o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir (Em caso de citação, use aspas para demarcar a ideia de outrem). Logo com o avanço do capitalismo, e as grandes empresas visando sempre o capital financeiro à a ser adquirido, recai sobre o homem, indivíduo integrante desta mesma sociedade, ter o compromisso de tornar o mundo mais sustentável. Contudo, com a ocorrência de crimes ambientais e violações constantes à natureza (Vírgula) decorrentes de descaso e falta de fiscalizações, refletem às as consequências de se viver em um mundo capitalista. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas)
É preciso uma reeducação e atenção para com esses impactos que são causados por grandes empresas ao meio ambiente, estas que na maioria das vezes podem ser irreversíveis, tornando assim a vivência neste mundo praticamente impossível (Explore mais essa discussão no texto). Por mais que todos os indivíduos saibam desses efeitos negativos continua-se a degradação, e quando ocorre de verdade, as autoridades não tratam como deveriam, por em grande parte (Problemas na construção de sentido), se tratarem de grandes empresas, famosas empresas. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)
Entretanto, a profunda exploração da natureza aumenta a cada dia e a economia capitalista que continua ignorando que os recursos naturais não são inesgotáveis, os problemas só tendem à a aumentar exponencialmente. (Não compreende a estrutura do texto)
É preciso que essas grandes empresas assumam a sua responsabilidade em relação aos impactos que podem ser gerados com a sua atividade, e que em parceria com o governo possam controlar e modificar práticas perigosas dentro da atividade das mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade). Porém, se houver algum impacto, não negar nem medir esforços para minimizar os efeitos na natureza, fazendo assim com que se possa evoluir e construir um país mais sustentável. (Reformule e desenvolva mais a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do texto. Delimite as discussões para garantir a progressão de sentido e evitar lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |