Em 2000 (Vírgula) por falta de atenção da empresa (Qual empresa? Apresente no texto), litros de óleo contaminaram a Baía de Guanabara, poluindo todo o rio, acabando com famílias que tiravam o sustento, (Sem vírgula) do mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade). Este acidente (Vírgula) como outros (Vírgula) mostra a negligência das grandes corporações, causando problemas ao seu redor. Uma coisa tão simples como um pouco de atenção poderia ter mudado tudo. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo, uma vez que estão generalidas, pouco delimitadas. Apresente a tese)
No Brasil (Vírgula) os números de desastres ambientais causados por descuido de empresas são grandes, podendo destacar os mais famosos acidentes (Vírgula) como o Césio-137,vazamento de óleo na Bacia de Campos,rompimento da barragem de Mariana e recentemente a tragédia de Brumadinho, matando mais de 169 mortos. Isso tudo causado pelo desatento. (Reformule as discussões apresentadas. Delimite e explore mais os argumentos)
O monitoramento feito pelas indústrias à o (?) meio ambiente é de suma importância, (Sem vírgula) para evitarmos (Evite primeira pessoa) esses acontecimentos, e fazermos (Evite primeria pessoa) a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) parte como cidadãos, assim amenizando ainda mais. (Apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
É importante delimitar os argumentos para garantir a progressão de sentido. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |