Todos sabem que, em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, há tempos, observa-se o aumento de casos relacionados aos impactos ambientais. A partir desse fato, quais ações devem ser tomadas para minimizar e solucionar esses impactos no meio ambiente? (Reformule as discussões apresentadas nesse parágrafo)
A princípio, vale ressaltar que o impacto ambiental é o resultado das ações antrópicas. Pode-se mencionar, por exemplo (Vírgula) o caso do rompimento da barragem em Brumadinho, que resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. Além do impacto ambiental evidente, nota-se um prejuízo social e financeiro. Social, pois o número de vítimas foi 177 e financeiro por conta das perdas matérias, da destruição de casas. Dessa forma, torna-se claro que os impactos no meio ambiente afetam, (Sem vírgula) não apenas a natureza em si, mas a sociedade como um todo. (Reestruture e delimite as discussões)
Ademais, convém frisar que grandes corporações não exercem a devida responsabilidade socioambiental. Apesar de a Constituição Brasileira definir no artigo 225° uma punição civil e penal para as organizações e agentes que lesarem o meio ambiente, a irresponsabilidade e o descaso por parte de certas organizações são frequentes. Muitas vezes ocorre a falta de fiscalização ou até mesmo a fraude delas nas atividades e processos dessas corporações. (Reestruture e explore mais essa discussão ao longo do texto)
Em face aos dados mencionados (Vírgula) conclui-se (Redundância, uma vez que essa ideia é pressuposta em um parágrafo de conclusão) que os impactos ambientais representam um impasse na sociedade brasileira. Para tanto, os órgãos públicos em parceria com os privados devem implementar políticas para a preservação do meio ambiente e a prevenção de desastres ambientais, (Sem vírgula) através de normas mais rígidas, fiscalizações eficazes e um real compromisso com o meio ambiente e a sociedade. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do texto para evitar lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |