Atualmente, o Brasil é cenário de impactos ambientais, eles podem ser caracterizados por causas humanas como poluição, queimadas, destruição de florestas e outros diversos acontecimentos. (Reformule. Apresente as discussões que serão retomadas ao longo do texto. Apresente a tese)
Recentemente, um evento chocante devastou o país. (Vírgula) o rompimento da barragem de minérios e lama na cidade de Brumadinho, estado de Minas Gerais. Essa tragédia causou milhares de mortes e desaparecimentos de pessoas, destruindo boa parte da cidade, deixando muitas pessoas desabrigadas. Ainda não há causas exatas da causa desse acidente (Use sinônimos). Porém isso poderia ter sido evitado se houvesse fiscalização da empresa responsável pela barragem (Vale), indícios provam o pagamento de propina para burlar a aprovação da segurança deste local, sendo assim, pela ganância, aprovaram a seguridade da barragem quando na verdade não havia sido feita verificação. (Reformule as discussões. Delimite e explore mais as discussões)
Isso não causou apena danos as pessoas e animais, mas também á natureza, ocorrendo contaminação de dejetos e lama para os rios e florestas, danos que serão visíveis e recordados por anos. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)
Diante disso, é necessário o aumento do cuidado á com a natureza e uma maior conscientização e fiscalização da sociedade e das grandes corporações, para que erros (Vírgula) sejam eles pequenos ou grandes, em nenhuma circunstância aconteça. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Elabore um projeto de texto para que você consiga delimitar as discussões que serão desenvolvidas ao longo do texto e, também, para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |