Bem no início do ano, todo o Brasil relembrou a mesma dor de três anos atrás com a tragédia de Brumadinho em Minas Gerais. Brasileiros que desejavam um 2019 mais justo, mais feliz, tiveram todas as suas expectativas desmanchadas por uma irresponsabilidade. (Reformule as ideias desse parágrafo. Apresente a tese)
Por um deslize, vidas e mais vidas foram ceifadas (Evite esse tipo de construção. Reformule essa ideia). Por um motivo ridículo (Evite esse tipo de construção) pessoas tiveram perdas irreparáveis. Após a tragédia em Mariana, a revisão das barragens deveria ser feita com mais eficiência, já que dinheiro não seria problema para a Vale, empresa responsável pela mineradora que continha a barragem. (Não compreende como "funciona" o desenvolvimento do texto. Reestruture)
E seria o capitalismo, a privatização os responsáveis por tais acidentes? A forma de economia excludente, pode ser sim a causadora desses problemas, já que o capitalismo visa somente o lucro, e a classe operária claramente é esquecida, visto que esta não tem voz e poder para fazer justiça. Aliado a forma liberalista de se governar, o capitalismo continua tendo o lucro desejado, sem qualquer pressão do governo para uma condição melhor de trabalho, para uma revisão, vendo os perigos para o trabalhador. (Reestruture as discussões. Explore mais os argumentos para evitar um desenvolvimento superficial)
Então com uma indenização a classe aquisitiva (Reestruture) tenta amenizar a dor de uma família que perdeu seu ente querido para a lama, e com o dinheiro a voz que anseia justiça vai se calando, a imprensa já não fala tanto da tragédia, e a justiça não é feita. (Não compreende a estrutura do texto)
Infelizmente o trauma não foi individual de cada família que perdeu alguém, mas sim de todos, até aqueles que não moram em Brumadinho. O impacto ambiental foi brutal. A poluição de partes da Mata Atlântica foi extremamente maléfica a animais, plantas, e em seguida poderá afetar os seres humanos, que dependem da água para o consumo, das plantas para o oxigênio e alimentação. (Não compreende a estrutura do texto)
Então com certeza o governo deve fazer leis mais severas para acidentes que acarretam em problemas a natureza e aos moradores dela, e colocar fiscalizações de órgãos públicos como o Ibama sobre estas empresas. Assim trazendo mais segurança ao meio ambiente e os seus moradores. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (sobretudo o desenvolvimento). Além disso, apresente fatos que possam estar articulados com as ideias apresentadas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |