Tema: Educação sexual na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/02/2019
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para Immanuel Kant, é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade, e embora a educação brasileira como um todo precise de melhoras, uma em especial vem chamando a atenção e causando não só no meio escolar (Vírgula) mas familiar e social também, a educação sexual, (Reestruture) ainda um estigma para a maioria, esse tema vem ganhando força devido à própria demanda provocada pela consequência da falta desta, que vadesde um alto índice de gravidez precoce como a da propagação e transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a idade mínima ideal para gravidez é de 20 anos, onde o desenvolvimento corpóreo das jovens estará completo, no entanto essa idade vem diminuindo cada vez mais e não é difícil ver crianças e adolescentes grávidas, além do alto número de transmissões do vírus HIV entre inúmeras outras doenças sexualmente transmissíveis, o que evidencia a urgência de medidas educacionais a respeito. (Discussões pertinentes, no entanto precisam estar mais articuladas com o tema)

O tabu que ainda rodeia o tema é persistente, nunca na história da humanidade houve um grande debate sobre o que de fato é e o porquê do desejo sexual, mesmo há poucas décadas o máximo de erotismo que se tinha (Reformule essa ideia)(Vírgula) eram jovens olhando escondido as revistas com fotos de mulheres de seio à mostra. Hoje, a modernidade tecnológica facilita de acesso a todo tipo de conteúdo, do erótico ao pornográfico, e sem nenhuma crítica ou conhecimento (Vírgula) o que acaba por propagar o machismo e sexismo (Vírgula) que por consequência só aumento a violência contra a mulher. (Reestruture as discussões apresentadas)

Sendo assim, é nítido a necessidade de uma solução a essa problemática que há tanto tempo perpetua na sociedade, para tal é indispensável que se perca a vergonha de falar sobre o assunto e isso só ocorrerá falando (Reestruture essa ideia), medidas como a inclusão desse tema como disciplina escolar, onde desde pequenos já se tenha um conhecimento básico que se avançará n decorres (?) dos anos escolares, como qualquer outra disciplina. Outra medida eficaz é a construção de filmes e séries que abordem a temática, como recentemente foi feito pela plataforma Netflix (Vírgula) com a série “Sex education”, onde cada país pode ensinar de forma interativa de acordo com suas realidades. Só assim o aperfeiçoamento sugerido por Kant se tornará realidade.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos