Historicamente (Vírgula) o tema educação sexual é um tabu para a sociedade brasileira. Embora, (Sem vírgula) o currículo escolar garanta ao professor autonomia de ensinar temas como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), dados de Ministério da Educação (MEC) mostram que a incidência de jovens grávidas antes dos 18 anos é crescente, além disso, a taxa de indivíduos contaminados por (DSTs) aumentou no país. (Reveja as informações apresentadas. Apresente a tese)
A legislação educacional brasileira garante ao professor o direito de ministrar aula com a temática da educação sexual, (Sem vírgula) nas aulas de Biologia, durante o estudo dos micro-organismos e seus males para o ser humano. Além disso, o governo federal investe por anos em publicidades com o conteúdo voltado as pessoas sexualmente ativas ou que estão adentrando nessa realidade, com o intuito de cativar o senso de responsabilidade sobre o uso de métodos contraceptivos. (Reestruture as discussões apresentadas)
Dados do Ministério da Educação demostram que a taxa de jovens grávidas aumentou consideravelmente, colocando o Brasil na liderança entre os países da América Latina (Reveja os dados apresentados). Em relação aos casos de doenças sexualmente transmissíveis, o avanço no tratamento de doenças como a AIDS, em que o Brasil foi pioneiro, criando políticas públicas que aumentaram a expectativa de vida dos portadores dessa doença, criou um falso ambiente de relaxamento, em que a preocupação com o uso de preservativo muitas vezes é deixada de lado. (Evite esse tipo de construção. Reestruture as ideias apresentadas)
Portanto, produzir mecanismo para a eficácia da educação sexual escolar é crucial para a formação educacional dos jovens. Assegurar que o professor possa exercer seu papel de orientar os alunos sobre a temática é necessário, além disso, ensinar sobre o tema aos pais para que esses estejam embasados para conversar com os filhos. Deve-se criar setores de atuação nas secretárias de saúde com o objetivo de educar a comunidade que o melhor caminho ainda é a prevenção, mesmo com o avanço do tratamento medicamentoso. Assim, obteremos (Evite primeira pessoa no texto) resultados positivos na educação de um tema de extrema importância.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |