Aposentando a cegonha

Tema: Educação sexual na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/02/2019
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um tabu. Constrangimento para muitos pais. Pouco discutida. (Evite esse tipo de construção)  A educação sexual visa à educação e o esclarecimento aos dos  jovens e adolescentes com relação à responsabilidade da decisão de entregar seu corpo a alguém, abordando sexo, gravidez, aborto, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e métodos contraceptivos. Contudo, há muita discussão com relação a sua inserção nas salas de aula desde a infância (Vírgula) deixando muitos pais preocupados. Seria realmente uma boa alternativa?

Muitos educadores e psicólogos defendem que as conversas sobre sexualidade tanto na escola como em casa são benéficas. Já que, quando alcançarem adolescência, questões como sexo seguro e gravidez serão tratadas com atenção pelo adolescente. "As curiosidades sobre o corpo são naturais desde muito cedo, e os pais devem sempre responder as perguntas, sempre explicar dentro da capacidade da criança de entender aquela conversa, explica o médico, educador e pesquisador sobre educação sexual, Jairo Bouer.”. (Reestruture as discussões apresentadas, pois estão superficiais) 

Ademais (Vírgula) a falta de informação sobre a sexualidade para os jovens contribui para a gravidez precoce, transmissão de HIV e abuso sexual. Uma vez que esses assuntos não são discutidos, crianças e adolescentes buscam informações na internet por vergonha dos pais e se deparam com informações erradas e inadequadas para sua fase de desenvolvimento (Reformule essa ideia). Segundo a Unaids, o Brasil é responsável por 40% das novas infecções por HIV na América Latina, se atribui a isso o fato de a educação sexual não ser disciplina obrigatória no país. (Abordagem superficial do tema. Articule mais as informações apresentadas)

Logo, uma vez que é bem aplicada na escola, a educação sexual gera muitos benefícios, (Sem vírgula) para o país e também para os próprios adolescentes (Explore essa discussão no texto). Haja vista como exemplo o caso da Alemanha, na qual a educação sexual nas escolas é a partir do ensino primário, obrigatória (Vírgula) e uma parceria entre os Estados Federais e instituições de aconselhamento familiar. O índice de uso da pílula anticoncepcional é alto entre as jovens alemãs, assim como o uso da camisinha, o que contribui para os baixos índices de gravidez na adolescência no país e menores chances de se contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis. (Delimite as discussões)

Servindo, portanto, como esclarecimento de muitas dúvidas no período da adolescência, a educação aliada ao conhecimento do seu próprio corpo, (Sem vírgula) traz trás muitas vantagens quando discutida desde cedo, de forma correta e em parceria com educadores e pais. Além disso, o Estado é um agente importante para a efetiva implantação deste recurso nas aulas, promovendo uma legislação que obrigue as escolas a ensinar sobre o tema com currículo devidamente aprovado, feito por especialistas e professores preparados para transmitir essa educação a seus alunos, já que a grande maioria não está preparada para essa mudança. Assim, os mitos como o das cegonhas que trazem os bebês, (Sem vírgula) serão deixados de lado (Vírgula) dando lugar assim a explicações esclarecedoras para os pequenos curiosos.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos