A educação sexual nas escolas brasileiras hoje se faz necessária e urgente. Só a educação sexual pode tirar o país da triste realidade de gravidez na adolescência e o aumento alarmante das DSTs, (Sem vírgula) (Doenças Sexualmente Transmissíveis), (Sem vírgula) essa educação deve ir muito além da biologia. Com os casos de pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes é de grande responsabilidade que a sociedade, as escolas e as autoridades competentes desta área se unam e juntos resolvam de vez essa realidade amarga e desnecessária da juventude brasileira. (Reformule as discussões para evitar um desenvolvimento superficial. Apresente a tese)
As famílias não têm diálogo com os filhos sobre educação sexual. Tabus generalizados, religiões, sociedade e escola ainda não lidam com o assunto de forma transparente e esclarecedora (Reformule essa ideia). Só um professor poderá preparar a juventude de maneira correta para uma vida sexual saudável e responsável. Sem esses ensinamentos didáticos os erros continuarão a acontecer. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)
Essa preparação deve ocorrer logo no jardim da infância para que as crianças aprendam a diferença entre um carinho puro, e um abuso de um pedófilo, e os adolescentes não sejam violados por adultos inescrupulosos. Só o conhecimento adequado fará a transformação necessária e eficaz para que essa parte da população tão vulnerável cresça segura para enfrentar essa nova fase da vida sem traumas nem arrependimentos. (Abordagem superficial do tema. Apresente e articule os fatos)
Diante do exposto (Vírgula) só há um caminho para mudar a atual situação do jovem brasileiro (Dois pontos) o conhecimento. O governo deve implantar em todas as escolas do país a educação sexual. Com o estudo o aluno saberá a diferença do certo e do errado e terá escolhas (Evite esse tipo de construção). A prevenção contra gravidez, doenças sexuais, abusos, prostituição e pedofilia ficarão mais eficazes. Com a orientação escolar e o acompanhamento de profissionais da saúde, (Sem vírgula) para ensinar as consequências de uma vida sexual sem os cuidados primordiais com a saúde. Assim se muda uma realidade inadmissível e cruel que muitos jovens são submetidos durante anos de sua vida. Planejamento familiar e educação sexual e tudo ficará bem. A educação é um investimento seguro na certeza da colheita de frutos melhores. (Reestruture as discussões apresentadas. Articule mais a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As ideias estão articuladas de modo superficial. Por isso, elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |