Fazendo Descobertas

Tema: Educação sexual na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/02/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje existe uma série de maneiras de explicar para uma criança como ela nasceu, antes era um pouco mais complicado falar sobre isso (Evite esse tipo de construção), quando os filhos perguntavam (Vírgula) por exemplo, (Dois pontos) ''Papai como eu nasci?''? Não sabiam o que falar ou como explicar, muitas vezes criavam uma história ou diziam que a cegonha os trouxeram, enfim, sabemos (Evite primeira pessoa) que não foi exatamente assim. As crianças precisam saber de onde vieram, falar sobre sexo, como fazer, gravidez precoce, métodos contraceptivos, dentre muitas outras coisas. Sem tornar isso um problema. (Reformule as discussões desse parágrafo. Reveja a estrutura do texto dissertativo)

Em várias lugares é lei falar nas escolas sobre educação sexual para as crianças (Quais? Explore essa discussão no texto) , muitos dos pais ainda não concordam, mas isso é fundamental para o aprendizado de uma criança, pois elas já saberiam desde pequenas o que fazer ou até mesmo como se defender (Problemas na progressão de sentido), no entanto não se trata apenas sobre educação sexual, mas sim sobre assédio, pedofilia. Tudo isso de uma forma que as crianças entendam e façam perguntas para que possam ser explicadas e assegurar que elas tenham entendido. (Desenvolvimento superficial das discussões.Reestruture as ideias apresentadas)

Muitas vezes não conseguimos (Evite primeira pessoa) entender os filhos, não sabemos (Evite primeira pessoa) o que estão pensando ou o que estão aprontando, mas o que sabemos (Evite primeira pessoa) é que queremos (Evite primeira pessoa) os protegê-los de todo mal que existe no mundo, e por isso precisamos (Evite primeira pessoa) ensiná-los falando a verdade sobre tudo que eles perguntarem, alertar os perigos do mundo relacionados ao sexo (Vírgula) que existem pessoas malvadas que se aproveitam disso isso. Tudo apenas conversando em casa ou aprendendo na escola. (Evite esse tipo de construção argumentativa no texto, evite o senso comum. Reformule as discussões apresentadas)

Então a educação sexual deve ser falada sim (Vírgula) tanto na escola como em casa, (Ponto final) Deveriam criar leis no Brasil para a orientação sexual nas escolas, fazendo atividades, ou seja, falando sobre as partes do corpo humano, quais suas funções, realizando pesquisas e seminários, professores fazendo o incentivo da leitura sobre o assunto (Vírgula) e principalmente esclarecendo sobre sobre os cuidados, e pais sempre que poderem ajudem, explique, tire dúvidas dos seus filhos não tenham medo de falar sobre o assunto (Evite esse tipo de construção).

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos