George Orwell, no livro “1984”, retrata um futuro distópico em que as relações sexuais são vistas como imoralidade. Paralelamente, o que se observa hodiernamente no Brasil é uma grande dificuldade em se dialogar sobre o sexo, principalmente com os jovens, que precisam ser educados acerca deste. Sob essa perspectiva, faz-se necessário analisar como a inibição social acerca das relações sexuais e a falha educacional contribuem para tal problemática.
Primordialmente, nota-se que o sexo é tratado como um tabu pela sociedade. Nesse sentido, muitos pais não querem que as crianças e adolescentes se informem sobre este, sendo resistentes à aplicação da educação sexual nas escolas, além de não conversam com os seus filhos sobre o assunto (Reveja essa ideia. Reestruture). Segundo pesquisas da Universidade de São Paulo (USP), os jovens brasileiros têm iniciado a vida sexual entre os 13 e 17 anos. Em contrapartida, apenas 3 a cada 10 adolescentes já tiveram uma conversa sobre sexualidade como os pais, segundo o jornal Rede Minas. Tais dados exemplificam a necessidade do diálogo, uma vez que, sem que sejam educados, os jovens não se informam sobre métodos contraceptivos e proteções contra as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Outrossim, percebe-se que a negligência escolar também contribui na questão. Assim, nota-se que os profissionais da educação não estão aptos para tratar de tais assuntos com os adolescentes (Reestruture essa discussão). Conseguintemente, há um grande índice de evasão escolar, uma vez que, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mais de 75% das adolescentes que tem filhos abandonam a escola. Além disso, o risco de desemprego e dependência econômica dos familiares aumenta. (Reestruture e reflita como as discussões apresentadas nesse parágrafo se relacinam com o tema proposto)
Destarte, é urgente que seja quebrado o tabu acerca do sexo. É imperioso que a escola, em parceria com os Órgãos Municipais, deve promover palestras em instituições educacionais para pais e responsáveis, com intuito de desmistificar o tabu acerca do sexo e motivá-los a dialogar com seus filhos sobre a questão. Além disso, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Poder Legislativo, deve construir um novo currículo escolar que inclua a educação sexual, além de promover cursos capacitadores para professores, para que estes estejam aptos a tratar do assunto com os alunos. Dessa forma, o sexo não será mais visto como imoralidade e os jovens brasileiros terão acesso à informação. (Reestruture a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |