Tema: Educação sexual na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/02/2019
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, observa-se uma maior liberdade de vivências e experiências sexuais, (Sem vírgula) que se traduzem na ampliação da exposição de conteúdos e entretenimento com referências sexuais, gerando um forte estímulo para uma iniciação sexual precoce entre jovens. (Reveja o tema e reestruture as discussões. Apresente a tese)

Como consequência dessa iniciação precoce, na sociedade brasileira, registra-se um aumento vertiginoso nos novos casos de infecção pelo vírus HIV entre jovens de 15 á 24 anos, de outras infecções (sífilis e hepatites virais) (Vírgula) além de gravidez indesejável entre mulheres jovens da mesma faixa etária. Na maioria dos casos, a omissão da família em abordar o assunto com os jovens por considerá-lo um tabu e a falta de preparo psicopedagogo do corpo docente das escolas no país, expõem os jovens brasileiros aos agravos de saúde e a falta de estruturação familiar, assim como, (Sem vírgula) compromete a formação cidadã e educacional.  (Reestruture as ideias apresentadas)

Portanto, indubitavelmente, é necessário que haja uma política pública educacional voltada para a implementação de um projeto psicopedagógico com conteúdo programático, alicerçada nas diretrizes da base nacional comum curricular, que vise difundir o conhecimento sobre o ato sexual para além do aspecto biológico, abordando também, (Sem vírgula) aspectos psicológicos e sociais da sexualidade humana dentro da sociedade moderna. (Discussões pertinentes, no entanto não compreende a estrutura do texto)

Dessa forma, a inserção de tais conteúdos dentro do âmbito escolar não visa uma "erotização" do tema aos jovens ou um recrutamento para "ideologias de gênero e orientação sexual"  como setores mais conservadores da sociedade divulgam. A iniciativa gorvenamental, em trazer uma discussão constante do tema em salas de aula, acarretará uma participação da família nesse processo de divulgação de informações e esclarecimentos. (Não compreende a estrutura do texto)

Assim, haverá garantia que os jovens brasileiros façam escolhas conscientes e saudáveis sobre a iniciação sexual e suas vivências sexuais,  e dessa maneira, exercer com plenitude o direito à liberdade e dignidade humana, um dos alicerces da democracia. (Não compreende a estrutura do texto)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos