Promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direto à educação e ao bem estar social. Conquanto, a falta da educação sexual nas escolas para crianças e adolescentes impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nesse sentido, é necessário que subterfúgios sejam encontrados a fim de resolver essa inercial problemática.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos problemas sociais causados pela ausência da educação sexual como uma matéria essencial nas escolas brasileiras. Um relatório da Unaids, programa das Nações Unidas contra a Aids, mostrou que o Brasil é responsável por 40% das novas infecções por HIV na América Latina. Diante do exposto, a vulnerabilidade e a falta de conhecimento sobre o tema discutido acarreta um grande problema no Brasil, tanto em adultos, mas principalmente em jovens, que, (Sem vírgula) ao não terem conhecimento, procuram outros meios de informação, (Sem vírgula) e ficam expostos ao vasto campo da internet, (Sem vírgula) se deparando com informações erradas e inadequadas para cada fase do seu desenvolvimento (Reveja essa ideia).
Faz-se mister, ainda, salientar que o tabu criado sobre esse tema é errôneo, visto que, (Sem vírgula) a educação sexual não é ensinar as crianças e adolescentes a fazer sexo, e sim orientá-los com todas as informações necessárias de acordo com sua idade, e evitar erros como a gravidez precoce, a alta taxa de transmissão do HIV e a falta de comunicação das crianças para com seus responsáveis após sofrer um abuso sexual, pois, com a falta de educação sexual, muitas crianças só percebem que foram abusadas quando atingem uma certa idade e toma consciência de que algumas coisas não são comuns e aceitas na sociedade. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas para que as ideias fiquem coerentes)
Como citou Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda (Em caso de citação, use aspas para demarcar pensamento de outrem). Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Educação(MEC) devem se unir e discutir uma proposta para implantar a educação sexual nas escolas, com matérias e programas específicos para cada idade, e a partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições educacionais e sociais desse grupo. (Reestruture e explore mais a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Embora as ideias apresentadas sejam pertinentes ao tema, elas precisam ser reestruturadas para garantir a coerência textual. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |