Quando se fala em educação sexual na escola, as pessoas geralmente já possuem uma opinião pronta sobre o assunto (Reformule essa ideia). No Brasil, educação sexual ainda é tabu, gera polêmica e mesmo após diversas pesquisas e estudos reconhecerem a sua importância, nenhuma política é empregada para mudar o atual quadro. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)
As famílias brasileiras, principalmente as mais conservadoras (Vírgula) enxergam como algo maléfico o ensino sobre sexo, aborto, direitos sexuais, dentre outros no ambiente escolar. Mas será que esse posicionamento não gera problemas e mostra uma incapacidade de tentar entender melhor o que é educação sexual e os benefícios que ela pode trazer? (As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas e mais exploradas)
Crianças e adolescentes são muito curiosos. E isso é absolutamente normal. (Reformule essa ideia) O problema todo surge quando a família não trata a questão da sexualidade com naturalidade, formando assim um bloqueio entre pais e filhos. Quando ocorre a tentativa de quebrar esse bloqueio, a família não obtém sucesso e o jovem acaba iniciando sua vida sexual sem nenhum conhecimento, entendimento nem embasamento sobre o assunto. (Ideias pertinentes, porém limitadas. Reestruture)
O Brasil hoje é um país no qual 1 a cada 5 brasileiros nasceu de uma mãe adolescente. O mesmo país apresenta, a cada ano, níveis de avanço de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Uma educação planejada e bem estruturada sobre riscos, DSTs, direitos sexuais, métodos contraceptivos (Vírgula) mudaria, a longo prazo, o atual quadro. (Desenvolvimento superficial. Reestruture)
É urgente a necessidade de criar políticas e promover debates entre pais e educadores para poder trazer um olhar mais aberto sobre a questão da educação sexual. É preciso entender que a informação, quando estruturada e bem passada pode evitar os problemas como os que temos (Evite ideia de primeira pessoa) hoje em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país. (Apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As ideias apresentadas ao longo do texto são pertinentes, porém precisam ser mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Reestruture. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |