Com o início da era digital, a capacidade de transmissão de informações cresceu apressuradamente, o que facilitou o contato com diversos assuntos, dentre eles a educação sexual (Reveja essa ideia). Entretanto, surgiram paralelamente algumas questões, das quais se destacam a preocupação com o momento adequado do ingresso do tema a vida do estudante, assim como de maneira antagônica, o aumento de casos de DST´S Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez indesejada nesse período, a qual leva a um maior questionamento sobre o começo desta pauta. (Reestruture as discussões. Delimite e explore mais as ideias que serão retomadas ao longo do desenvolvimento do texto)
A falta de comunicação sobre a sexualidade entre jovens no Brasil acarreta muitas das vezes (Cuidado com as marcas de oralidade) na inserção desses em um meio repleto de dúvidas, gerando a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez precoce. Com base nisso, muitos adolescentes buscam compreender melhor essas questões na internet, local onde se podem encontrar notícias falsas ou inadequadas para seu desenvolvimento, impedindo assim a correta compreensão do assunto, assim como a responsabilidade imposta por ele. (Reveja o tema, pois as discussões não estão de acordo. Precisam ser mais exploradas)
Por outro lado, o diálogo em relação à sexualidade e seus tópicos (Quais?) é um tabu para pais e professores, (Sem vírgula) que se sentem desorientados sobre a devida hora e os devidos critérios a serem tratados com os filhos e alunos, dificultando com que esses esclareçam suas dúvidas e entenda de maneira correta, o que levaria a conscientização da seriedade dessa discussão. (Desenvolvimento superficial)
Em virtude do que foi mencionado, as indagações a respeito divide várias opiniões e reflexões acima do que deve ser feito. É de extrema importância o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cidadania, implantar a educação sexual na matriz curricular estudantil dos jovens, através de aulas elaboradas e destinadas ao esclarecimento de perguntas, assim como palestras e programas com a intenção de propagar o conteúdo aos estudantes, contando com o suporte dos pais, funcionários e encarregados da rede de ensino no país, para que seja realizado constantemente. (Reestruture e explore mais a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam estar mais direcionadas ao tema. Reestruture e delimite os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |