Segundo o médico neurologista Sigmund Freud - "O sonho é a satisfação de que o desejo se realize". Hoje, com o avanço tecnológico, os jovens estão cada vez mais expostos a diversos conteúdos, levando-os a satisfazer suas próprias vontades, quebrando os princípios tradicionais (Desenvolva mais essa ideia). A sexualidade ainda é um tabu para a sociedade, pois ainda é pouco discutido nas escolas e os pais não chegam a dialogar com seus filhos sobre o assunto.
Para Freud, o ID é a instância mais antiga do inconsciente, cujo funciona segundo o princípio do prazer e dos impulsos de querer algo para si. Portanto, os adolescentes não conseguem controlar suas emoções por ainda estarem em processo de amadurecimento e acabam não tendo consciência do que suas ações repentinas poderão causar no futuro. Quando estes começam a receber informações (Vírgula) bruscamente, despertam curiosidades e optam-se a querer fazer o mesmo, sem saber se estão preparados psicologicamente para viver realidades opostas a sua idade, pois não querem mais ser vistos como crianças. Abordagem superficial do tema. Reveja a proposta e aborde mais sobre a educação sexual na escola)
As mídias sociais também favorecem o rápido alcance ao conhecimento, pelos quais ainda não deveriam saber (Reestruture essa ideia). A apologia ao sexo (Vírgula) por exemplo, faz com que muitos jovens iniciem sua vida sexual muito cedo, o que poderá ocasionar vários problemas como o aumento do índice de Doenças sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez precoce. Tudo isso ocorre pela falta de orientação de pessoas mais instruídas que não impõem uma boa conversa em prática sobre o tema. (Abordagem superficial. Reestruture as discussões)
Sendo assim, nota-se que a adolescência (Vírgula) em sua fase inicial, desperta muitas curiosidades e revelações, o que deixa vulnerável e confuso. Nisso, os pais e as instituições de ensino devem ajudá-los a tirar suas dúvidas sobre qualquer assunto e ensiná-los a se preparar para a realidade, através de projetos e palestras realizados por profissionais de saúde, pois um passo incorreto pode ser prejudicial. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais direcionadas ao que propõe o tema. Reformule e delimite as ideias, além disso apresente fatos que evidenciem o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |