A sexualidade precoce entre os adolescentes em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade tornou-se um problema crônico (Reveja essa ideia). Com o fácil acesso às informações eróticas, alguns adolescentes influenciados ou pressionados por colegas (Evite esse tipo de construção), (Sem vírgula) entregam-se a vida sexual mais cedo. No entanto, é um problema (Vírgula) pois a sexualidade não entra aos poucos (Vírgula) mais mas de forma brusca na vida dos jovens. (Reestruture as discussões apresentadas)
Sexo ainda é um tabu no Brasil, pais e professores sentem-se envergonhados ao tocar no assunto com filhos e alunos (Vírgula) deixando de conversar sobre o assunto com eles. Uma consequência disso é que com pouco conhecimento os jovens vão em busca de informações, mas acabam se deparando com informações erradas ou inadequadas. (Desenvolvimento superficial. Apresente e explore mais os argumentos)
Com intuito de assumir uma postura adulta, esses jovens não percebem as consequências que podem vir ao entregar o corpo a outra pessoa (Evite esse tipo de construção), de fato deixam se levar aos status na sociedade de adquirir experiência, uma forma de competição entre eles, desse modo iniciando uma desenfreada vida sexual, sem informações e conhecimentos básicos sobre preservativos ou métodos contraceptivos. (Vírgula) na qual muitas vezes ocasiona a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez na adolescência. (Abordagem superficial das discussões)
Portanto, devemos (Evite ideia de primeira pessoa) quebrar o tabu, pais devem conversar com os seus filhos ensinando-os o certo (Reformule essa discussão). Instituições de ensinos também devem orientar os jovens trabalhando o assunto da educação sexual fazendo rodas de diálogo (Reveja essa construção), dando palestras alertando-os. É importante a participação do estado incentivando e influenciando projetos nas escolas com o propósito de orientar esses jovens. (Proposta superficial)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas no texto precisam ser mais exploradas, uma vez que estão superficiais. Apresente e articule dados que evidenciem o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |