Sexualidade precoce entre os adolescentes

Tema: Educação sexual na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/02/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sexualidade precoce entre os adolescentes em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade tornou-se um problema crônico (Reveja essa ideia). Com o fácil acesso às informações eróticas, alguns adolescentes influenciados ou pressionados por colegas (Evite esse tipo de construção)(Sem vírgula) entregam-se a vida sexual mais cedo. No entanto, é um problema (Vírgula) pois a sexualidade não entra aos poucos (Vírgula) mais  mas de forma brusca na vida dos jovens. (Reestruture as discussões apresentadas)

Sexo ainda é um tabu no Brasil, pais e professores sentem-se envergonhados ao tocar no assunto com filhos e alunos (Vírgula) deixando de conversar sobre o assunto com eles. Uma consequência disso é que com pouco conhecimento os jovens vão em busca de informações, mas acabam se deparando com informações erradas ou inadequadas. (Desenvolvimento superficial. Apresente e explore mais os argumentos)

Com intuito de assumir uma postura adulta, esses jovens não percebem as consequências que podem vir ao entregar o corpo a outra pessoa (Evite esse tipo de construção), de fato deixam se levar aos status na sociedade de adquirir experiência, uma forma de competição entre eles, desse modo iniciando uma desenfreada vida sexual, sem informações e conhecimentos básicos sobre preservativos ou métodos contraceptivos. (Vírgula) na qual muitas vezes ocasiona a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez na adolescência. (Abordagem superficial das discussões)

Portanto, devemos (Evite ideia de primeira pessoa) quebrar o tabu, pais devem conversar com os seus filhos ensinando-os o certo (Reformule essa discussão). Instituições de ensinos também devem orientar os jovens trabalhando o assunto da educação sexual fazendo rodas de diálogo (Reveja essa construção), dando palestras alertando-os. É importante a participação do estado incentivando e influenciando projetos nas escolas com o propósito de orientar esses jovens. (Proposta superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos