Na Antiguidade, nações como Roma e Grécia cultivavam a crença politeísta. Nesse sentido, as histórias mitológicas apresentavam temas relacionados à sexualidade dos deuses, visto que também era parte integrante do modo de vida da sociedade humana. Entretanto, atualmente, a realidade encontra tabus e preconceitos como desafios para a educação sexual nas escolas (Reestruture essa ideia). Nesse contexto, esse impasse ocorre devido à pouca segurança dos pais em falar sobre isso e à falta de preparação e atualização de equipe docente. Destarte, é fundamental analisar as razões que fazem dessa problemática uma realidade contemporânea.
Segundo Sócrates, o conhecimento da própria ignorância dará rumo ao conhecimento, o qual será alcançado quando os pais forem mais abertos com seus filhos (Em caso de citação, use aspas). Dessa maneira, quando o assunto é discutido em família, o jovem já pode formular as primeiras opiniões e informações à respeito do tema. Assim, a conversação possibilita maior naturalidade, inclusive, no ambiente escolar. (Desenvolvimento superficial. Explore mais as ideias apresentadas)
A falta de preparação docente dificulta ainda mais a expectativa de tirar dúvidas e obter orientações. É de conhecimento geral que a escola é um ambiente mais favorável ao aprendizado, já que observa-se um público jovem e curioso. Por isso, é importante a presença de profissionais, (Sem virgula) para que o ensino da sexualidade não seja limitado apenas à família. (Abordagem superficial do tema)
Logo, é preciso encontrar estratégias para desconstruir os entraves que formam a problemática (Essa discussão tem de ser mais explorada no texto). Por isso, cabe aos Ministérios da Educação e da Saúde desenvolver atividades educativas para promover a prevenção de doenças sexuais, orientações sobre os métodos contraceptivos, puberdade, entre outros, por meio de debates e palestras nas escolas. Além disso, cabe aos ministérios citados, por intermédio da mídia e de oficinas lúdicas, propiciar a presença de profissionais da área da sexologia para dialogar com pais, alunos e professores sobre a importância de debater sobre a sexualidade, a fim de fortalecer e naturalizar a educação sexual nas escolas. Dessa forma, a sociedade dará um passo significativo ao rumo do conhecimento.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais desenvolvidas ao longo do texto. Apresente fatos que ilustrem o problema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |