A criminalidade entre os jovens no Brasil vem crescendo ao longo dos anos. Pois por serem menores de dezoito anos, a penalidade é menor, independente do crime cometido. Já se foi muito comentado sobre o assunto da redução da maioridade penal (Reestruture essa ideia), a nova lei diz que os jovens a partir de dezesseis anos poderão ser condenado caso cometa crime hediondo, homicídio doloso, e lesão com morte. (Reformule as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Nos dias atuais é frequente ver cada vez mais adolescentes sendo fichados, cometendo crimes por conta da situação precária de moradia, educação, situação financeira, entre outros fatores. Mas isso não explica um jovem estar na cadeia e não nas escolas. (Desenvolvimento superficial. Reformule)
Os municípios poderiam investir mais nos direitos básicos as famílias, como educação, saúde, lazer, remuneração, criar eventos para o incentivo de jovens a um caminho melhor do que a prisão, a vida do crime. Além disso, teríamos um Brasil com menos taxas de criminalidade. (Proposta de intervenção superficial. Reformule)
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Explore mais as discussões apresentadas ao longo do texto, uma vez que estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |