jovens no crime

Tema: A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/01/2019
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A criminalidade entre os jovens no Brasil vem crescendo ao longo dos anos. Pois por serem menores de dezoito anos, a penalidade é menor, independente do crime cometido. Já se foi muito comentado sobre o assunto da redução da maioridade penal (Reestruture essa ideia), a nova lei diz que os jovens a partir de dezesseis anos poderão ser condenado caso cometa crime hediondo, homicídio doloso, e lesão com morte. (Reformule as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Nos dias atuais é frequente ver cada vez mais adolescentes sendo fichados, cometendo crimes por conta da situação precária de moradia, educação, situação financeira, entre outros fatores. Mas isso não explica um jovem estar na cadeia e não nas escolas. (Desenvolvimento superficial. Reformule)

Os municípios poderiam investir mais nos direitos básicos as famílias, como educação, saúde, lazer, remuneração, criar eventos para o incentivo de jovens a um caminho melhor do que a prisão, a vida do crime. Além disso, teríamos um Brasil com menos taxas de criminalidade. (Proposta de intervenção superficial. Reformule)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos