Tema: A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/01/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É notório que, (Sem vírgula) a criminalidade vem crescendo gradativamente em grandes centros urbanos no Brasil, envolvendo um aumento da participação dos jovens ao no mundo do crime. Dentre tantos fatores, as evidências dessa realidade são consequência da proliferação de drogas e a ausência de programas governamentais para o atendimento dos menores. (Reestruture as discussões iniciais)

Observa-se que, (Sem vírgula) os adolescentes são alvos preferencial preferenciais dos traficantes (Muito geral. Reestruture essa ideia), é na passagem da infância para a adolescência que surgem pressão entre grupos de amigos, a curiosidade e a busca da autoestima - o uso das substâncias químicas (Vírgula) além de provocar dependência, causa envolvimento dos usuários com a violência, tendo que cometer atos ilícitos para sustentar seu vício. (Abordagem do tema por meio de discussões superficiais. Reestruture as ideias)

Além disso, as escolas não possuem estruturas suficientes para suprir diversas necessidades de uma boa educação com qualidade. Falta curso de capacitação e implementação dos programas voltados para a cidadania, são raros os estabelecimentos de ensino que desenvolvam ações culturais, esportivas e artísticas, portanto, existe a carência de conteúdos para expandir o horizonte dos alunos. (As discussões são pertinentes, mas as ideias apresentadas nesse parágrafo precisam ser reestruturadas e mais exploradas)

Como se vê, podemos (Evite primeira pessoa) constatar vários problemas que influenciam os acontecimentos dos delitos (Essa discussão precisa ser mais abordada ao longo do texto). Mas nem por isso devemos desanimar da perspectiva de soluções. Desta forma (Vírgula) podemos (Evite primeira pessoa) exigir maiores investimentos em projetos educacionais modernos, clínicas de reabilitação para os dependentes, enfim, medidas essenciais para ajudar os jovens a saírem da delinquência. (Reestruture a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos