Na série “La casa de Papel” ( A casa de papel), lançada na Netflix em 2018, um grupo de criminosos é reunido com objetivo de realizar o maior assalto da história. Essa série ficou muito famosa entre os jovens, mas, de certa forma, mostra a realidade da mídia atual que segue romantizando a criminalização e a violência, tendo grande influência e poder de alienação sobre a juventude.
A taxa de criminalidade entre os jovens se agrava continuamente (Explore mais essa discussão). Pelo grande aumento da urbanização e da desigualdade social, aqueles que se encontram em situações socioeconômicas precárias, (Sem vírgula) acabam recorrendo ao tráfego tráfico de drogas para ganharem seu dinheiro, muitos acabam se tornando dependentes químicos, e se aprofundando na vida do crime. (Abordagem pertinente, porém pouco explorada)
Com a lei da maioridade penal, crianças e jovens menores de 18 anos (Reestruture essa ideia), tem um papel importante no ato criminal, pois, não podem ser totalmente privados da liberdade, os tornando alvos de organizações criminosas que planejam assaltos entre outros delitos. (Problemas para desenvolver as discussões. Reformule)
Visto que a problemática da criminalidade juvenil se estende, cabe ao Ministério da Educação (MEC) (Vírgula) administrado pelo governo federal, a implantação de debates nas escolas, visando conscientizar e orientar os alunos do ensino fundamental e médio, (Sem vírgula) sobre a questão da criminalização e da violência, incentivando programas como o PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência) (Vírgula) ampliando o senso crítico, (Sem vírgula) e alertando sobre os perigos oriundos do crime e do uso de drogas. (Reestruture e delimite a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |