A criminalidade dos jovens no Brasil, nos dias de hoje (Vírgula) é muito grande (Vírgula) sendo uma das maiores do mundo (Apresente os dados). Diante disso há a necessidade de uma mudança tanto no âmbito da segurança quanto da escola. É de extrema importância, imprescindível e viável. (Reformule as discussões apresentadas)
A escola (Vírgula) junto com a comunidade (Vírgula) se torna aliada para que o número da evasão escolar diminua, e assim diminua a criminalidade entre os jovens. (Não compreende a estrutura do texto)
Além disso (Vírgula) o Estado é responsável pela segurança (Vírgula) pois está em sua (Cuidado com a ambiguidade) Constituição o direito a ela, contudo é o que está em falta nas comunidades em que os jovens ficam à mercê da violência e da criminalidade (Reestruture essa ideia). Estudos mostram que jovens envolvidos em crimes, (Sem vírgula) não eram de famílias violentas e que seu envolvimento foi a partir de seu desvio da escola. Nesse contexto (Vírgula) no momento em que a escola se torna atrativa, e que seus educadores estejam preparados, com uma sala de quantidade adequada de alunos, a atenção será melhor e suficiente, diminuindo a evasão. (Abordagem superficial do tema. Delimite e explore mais as discussões)
Outro ponto importante para que se tenha uma mudança significativa nos parâmetros atuais, seria a escola mais perto da comunidade, abrindo suas portas durante os finais de semana, podendo ocorrer palestras, teatros, que envolvam os próprios jovens, trazendo-os para perto e vice-versa (Reestruture essa construção). Mudando a visão de que a escola é chata (Evite esse tipo de construção), sem importância, pois quando o educando se afasta da escola, a escola do crime estará pronta para o acolher. Evitando que o jovem se afaste da escola o tornará um cidadão de bem, com seus ideais e suas perspectivas mudam (Problemas na construção de sentido). (Discussões superficiais)
Os jovens são o futuro de uma nação, todavia o poder não se preocupa suficientemente, há uma necessidade grande de um olhar maior nesse importante ciclo de vida, para que se tornem pessoas dignas e não reféns de um Estado. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Algumas das discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser reestruturadas. Além disso, explore mais os argumentos apresentados para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |