A questão da criminalidade entre jovens no país teve um aumento significativo nos últimos anos, trazendo sérias preocupações. Segundo uma pesquisa feita em 2014 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública o número de jovens apreendidos nos últimos anos passou de 4245 para 24 628, em 2014 (2014). (Desenvolva mais as discussões que serão retomadas ao longo do texto. Apresente a tese)
(Observe o problema de retomada de ideias. Reveja elementos coesivos) Em sua maioria por falta de oportunidades, apoio familiar ou até mesmo por falta de condições financeiras, (Ponto final) É possível perceber que os jovens estão arriscando jogando-se na criminalidade, deixando de lado a escola, deste modo trazendo problemas, pois, com a formação escolar incompleta, oportunidades de trabalho ficam difíceis de encontrar, então furto e o tráfico de drogas vêm como opção financeira. (Aordagem superficial do tema. Reestruture os argumentos)
Portanto, é importante a participação das escolas, por meio dela tentar mostrar os perigos da criminalidade e formar bons cidadãos, como dizia Immanuel Kant: “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Além disso, a construção de centros de reeducação para jovens menores de idade que forem aprendidos serem aconselhados e apoiados (Problemas na construção de sentido). Certo propor também a criação de novos programas de oportunidades de emprego para jovens (Vírgula) um exemplo é o programa jovem aprendiz. (Reestruture a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reestruture as discussões apresentadas ao longo do texto, uma vez que estão superficiais. Além disso, articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |