Muito se tem discutido, recentemente, acerca da violência no país, principalmente quando se atua como autores dos delitos (Vírgula) os menores de idade. Nesta ótica, cogita-se com freqüência, tramitando inclusive vários projetos no Congresso Nacional (Vírgula) a possibilidade de reduzir a maioridade penal com o intuito de diminuir o índice de criminalidade cometido por jovens menores de 18 anos. (Ideias pertinentes, mas podem ser mais exploradas no parágrafo de introdução)
Há registros históricos de que a criminalidade a cada dia que passa mais aumenta no País (Evite esse tipo de construção), e que mesmo os jovens que são responsabilizados seja por apreensão (Vírgula) seja por prestação de serviços a comunidade (Vírgula) resta por reincidirem. Deste modo, indaga-se se as penalidade aplicadas aos infratores são suficientes para atingir a finalidade da pena, que é a ressocialização do individuo. Neste contexto, alguns argumentam que a redução da maioridade penal seria a melhor forma de resolver o problema, pois, assim os menores que até então acreditam que podem cometer vários delitos e não sofrer qualquer contrapartida do Estado, poderiam ser presos e pagarem pelos seus crimes. Por outro lado, parte dos cidadãos acreditam que melhor seria se o Estado implementasse políticas para a execução correta das leis já existentes para menores infratores. (As ideias estão desenvolvidas de modo geral. Reestruture as discussões)
Analisando o contexto legal existentes, subentende-se que o problema não está no déficit da criação de leis, mais sim na execução destas, pois, (Sem vírgula) a lei existe, porém não é devidamente aplicada muitas vezes por falta de recursos, como por exemplo falta de centros socioeducativos no caso em questão. (Desenvolvimento limitado. Reestruture as discussões apresentadas)
E virtude do que foi mencionado, observando o atual estado que o país se encontra (Essa discussão precisa ser mais explorada), conclui-se que a redução da maioridade penal não é a melhor opção para a diminuição da criminalidade, pois, reduzindo-a, o país esta procrastinando o problema, e não resolvendo (Deixe essa ideia evidente nos parágrafos de desenvolvimento). Vale salientar que, (Sem vírgula) a finalidade da aplicação da pena é ressocializar, (Sem vírgula) e não transformar o apenado em um delinquente de maior periculosidade, como ocorre atualmente. (Reestruture e explore mais as discussões da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As ideias são pertinentes ao tema, no entanto devem ser mais exploradas, uma vez que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |