Nos dias de hoje (Evite esse tipo de construção), diariamente presenciamos (Evite ideia de primeira pessoa) o aumento constante nos crimes praticados por adolescentes brasileiros. Neste contexto, surgem várias alternativas voltadas para o combate dessa violência envolvendo o menor infrator, contudo são apenas medidas imediatistas que se preocupam apenas na repressão. A grande solução apontada por uma parte dos políticos e canais de comunicação seria a redução da maioridade penal. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)
Partindo desse ponto de vista, reduzir a maioridade penal seria apenas antecipar o encarceramento desses jovens que não recebem nenhum tratamento preventivo (Reestruture essa ideia). Todos nós sabemos (Evite primeira pessoa) que o sistema prisional brasileiro vive um verdadeiro caos, além de não regenerar ninguém (Evite esse tipo de construção), a maioria dos presídios estão super lotados. (Reestruture as ideias. Explore os argumentos)
Não podemos (Evite primeira pessoa) analisar o problema de forma superficial, a fim de apresentar uma resposta rápida para a sociedade que exige uma resposta, seria como podar uma árvore sem agir em sua raiz, todos os frutos continuariam estragados. Diante disso, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) dizer que uma solução eficaz se passa na prevenção primária, ou seja, agir na raiz do problema, nas escolas, na formação da criança e do adolescente. (Reestruture e explore mais as discussões apresentadas)
Em razão disso, precisamos (Evite primeira pessoa) investir nas escolas e nos professores, fazer com que as crianças permaneçam nas escolas. Isso, contudo, vai muito além de fornecer a matriíula e livros medianos para os alunos, é preciso que o Estado assuma seu papel de garantidor, pare de pensar de forma meramente repressiva e invista na educação (Evite esse tipo de construção).
Portanto, a diminuição da violência entre os jovens no Brasil se passa em investir na educação da criança e do adolescente. Diante disso, indubitavelmente, podemos (Evite primeira pessoa) concluir que reduzir a maioridade penal seria apenas uma forma de maquiar o problema (Explore mais essa ideia no desenvolvimento do texto), pois uma solução efetiva está na prevenção e não na repressão. (Reformule)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser estruturadas de acordo com o que propõe o texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |