Guardiões da Natureza

Tema: Os desafios dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/11/2018
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diz a história brasileira (Vírgula) atestada e documentada no arquivo nacional, que no dia 22 abril (Vírgula) de 1500 (Vírgula) Pedro Álvares Cabral e sua frota invadiram o Brasil (Reestruture essa ideia). Chegando cá, só encontraram os índios! Os verdadeiros donos das terras  (Evite esse tipo de construção. Reestruture). Logo, não seria melhor perguntar para eles o que eles querem? Como desejam seguir seu destino? Por que que no Brasil todo direito é negado? Por que só existe no papel? Direito não é direito? Então, por que o povo brasileiro tem que mendigar o seu direito? Por que, (Sem vírgula) que professores tenham que fazer greve para receber aumento salarial? (Evite esse tipo de construção. Reestruture as discussões e apresente a tese)

Não é bom para o país, que quinhentos e dezoito anos depois do descobrimento do Brasil, o povo indígena ainda sejam ignorados, desrespeitados e negligenciados por quem por dever deveriam proteger (Reestruture essa ideia). O homem branco invade terras indígenas para promover desmatamentos, garimpos e degradação do meio ambiente. E às vezes ainda exterminam tribos inteiras em nome do progresso, da ganância e da covardia. (Discussão limitada. Reformule)

Aonde Onde há índios, há florestas, rios, peixes, e um meio ambiente preservado e fértil. Eles são necessários a natureza. Os índios devem nos (Evite ideia de primeira pessoa) ensinar seus conhecimentos e jamais ser obrigados a aprender o nosso (Reestruture essa ideia). Eles têm um modelo de sociedade perfeita. Vivem com o que precisam e nunca com o que dá mais dinheiro. São os verdadeiros guardiões da natureza. Nunca trazem problema nem confusão para a sociedade dita civilizada. E têm o direito de viver em paz e felizes. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e explore mais as discussões)

O governo e a nação brasileira devem proteger os guardiões das florestas. Transformando as terras indígenas em terras sagradas e tombadas para o patrimônio histórico e cultural. Deve ter um órgão de vigilância 24 horas por dia para proteger cada palmo de solo indígena. O Brasil é muito grande e tem muita terra para ser explorada, não precisa degradar o ambiente dos índios . Respeito é tudo o que eles precisam para viver, amar, cuidar e morrer na terra. Ser índio não é uma escolha, é ser escolhido por Deus para cuidar da natureza. (Apresente a proposta de intervenção. Reformule as discussões)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos