Dever Cívico

Tema: Por que valorizar o patrimônio histórico?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/10/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A História é preservada em três tempos, (Dois pontos) futuro, presente e passado. No presente se cuida e no futuro se aprende tudo o que foi conquistado no passado. Só com a preservação é possível aprender todo processo evolutivo da civilização humana. A forma de se comunicar, se vestir, se alimentar, se educar, se cuidar e viver da humanidade, desde o princípio do mundo. Sem a preservação do patrimônio histórico, hoje, nada saberíamos (Evite ideia de primeira pessoa)(Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo. Apresente a tese)

A civilização não teria evoluído sem seu acervo histórico preservado. Tudo o que os grandes filósofos fizeram pela humanidade de importante teria acabado com a Grécia antiga, (Sem vírgula) se não fosse cuidadosamente documentado. A ciência, a tecnologia, a medicina, a língua, a engenharia, a geografia, os costumes, a culinária e tudo o que é de fundamental importância para a humanidade não teria sentido sem suas origens preservadas. É para isso que serve os patrimônios históricos materiais e imateriais da humanidade.  (Abordagem superficial do tema. Articule mais as ideias apresentadas)

A igreja católica é uma entidade religiosa que sabe cuidar muito bem de seu patrimônio histórico e cultural ao longo dos séculos. Graças a ela  o ocidente todo onde ela evangelizou  (Reestruture) tem preservado muitos tesouros arquitetônicos, arte sacra, costumes e manifestações religiosas. (Articule mais as ideias apresentadas)

Vivemos (Evite primeira pessoa) em um mundo muito midiatizado e parece que as pessoas só vão aos museus quando há um grande evento, algo espetacular! Evte esse tipo de construção) O Museu do amanhã (Vírgula) no Rio de Janeiro (Vírgula) é uma inovação tecnológica, soube unir a história com a tecnologia e modernizou o ambiente do museu. Logo, é de grande importância que o governo invista na cultura de preservação, com investimento em conhecimento e ferramentas de tecnologia para que o povo tenha um novo olhar de sua própria história. Só com o conhecimento e esclarecimento da importância do patrimônio histórico para a humanidade. A população tomará consciência, que preservar e cuidar de nosso patrimônio histórico é um dever de cada cidadão deste país. (Problemas na construção de sentido. Reestruture a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos