O rico patrimônio cultural brasileiro

Tema: Por que valorizar o patrimônio histórico?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/10/2018
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabe-se que devido ao seu processo de colonização, a sociedade brasileira é formada pela miscigenação de diferentes etnias, e por este motivo possui uma grande diversidade cultural. Entretanto, muitos brasileiros desconhecem a riqueza do país e acabam desvalorizando a cultura nacional. (Reestruture as discussões apresentadas. Explore mais questões que evidenciarão o seu ponto de vista acerca do tema)

Observa-se que a população brasileira apresenta grande variedade de características vindas dos mais diversos povos no período colonial. Esta unificação transformou a cultura do país em uma das mais ricas e completas do mundo (Reestruture essa ideia, pois não existe a ideia de uma cultura "completa"). Exemplo disso é a existência de símbolos culturais africanos como o samba, (Sem vírgula) e marcas da cultura europeia presentes no sul do Brasil. (Desenvolvimento limitado. Articule mais as ideias)

Apesar disso, grande parte dos brasileiros por falta de conhecimento desprezam a cultura do país e se apegam aos valores estrangeiros, provocando uma aculturação e dissipação da cultura nacional. (Evite esse tipo de construção. Reestruture as ideias)

Entende-se, portanto, que a maioria da população brasileira desconhece o patrimônio cultural do país e por isso acabam desvalorizando-o. Sendo assim, é preciso promover e incentivar a cultura nacional, (Sem vírgula) através da criação de ações culturais desenvolvidas por ONG’s ONG's e projetos sociais, como festivais de música e dança abertos a participação popular. Além disso, cabe ao governo planejar e implementar programas na educação que incentivem os jovens e crianças a praticarem atividades culturais (Vírgula) como a leitura, para que aprendam desde cedo a importância e o valor da cultura brasileira. (Explore mais as ideias da proposta de intervenção. Reestruture) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos