Á riqueza histórica do Brasil

Tema: Por que valorizar o patrimônio histórico?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/10/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sociedade brasileira tem notado  (Vírgula) nos últimos anos, o quão está a desvalorização do Patrimônio Histórico e Cultural no Brasil, a falta de investimentos do governo em manutenções são extremamente alarmantes e preocupantes para que possam garantir a preservação desses patrimônios em um futuro próximo. (Reesrtruture as discussões iniciais. Apresente a tese)

Segundo a UNESCO, o Brasil tem 13 patrimônios históricos, sendo alguns deles a cidade de salvador, na Bahia, que foi a primeira capital do país. Porém, existem vários desses patrimônios espalhados pelo país. A história do Brasil está representada em acervos e arquivos históricos em diversas instituições do País, como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e a Biblioteca nacional, no Rio de Janeiro. (Apenas expõe, não articula as informações de modo a construir um argumento)

Segundo Miguel de Cervantes, (Dois pontos) "A história é émula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro". Essa frase retoma o extremo valor de um legado histórico para uma sociedade, comparando com outros países, o cenário é totalmente diferente em comparação com o Brasil. Desse modo, esse legado deve ser valorizado. A desvalorização dessa herança, (Sem vírgula) resulta hoje, (Sem vírgula) em museus em chamas, e sendo esquecidos pelo governo. (Articule mais as ideias apresentadas. Reestruture)

Em suma, a baixa valorização no Brasil nessa área é grave (Reformule essa construção), necessitando urgentemente de leis e política públicas que garantam a valorização dessas heranças, investindo fortemente em segurança e modernização desses lugares, e com manutenções frequentes, para que a sociedade brasileira desfrute dessas riquezas que pertencem a todos os brasileiros. (Proposta superficial. Reestruture e explore mais a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos