A importância do patrimônio histórico

Tema: Por que valorizar o patrimônio histórico?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/10/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O patrimônio histórico é o conjunto de todas as obras que fazem parte da cultura do país, e que muitas vezes remonta períodos, situações, (Sem vírgula) e conquistas do passado. Infelizmente, no Brasil, ele não é tão valorizado e é frequentemente vandalizado. (Reestruture as ideias apresentadas. Articule mais as discussões)

Muitas obras do patrimônio histórico ficam expostas nas ruas, sendo facilmente alvo de vandalismo daqueles que não entendem a importância de ter acesso a elas, tais obras que representam nossa (Evite ideia de primeira pessoa) história cultural ou até social. (Reestruture as discussões)

Recentemente, várias obras foram danificadas de uma forma ainda mais triste, por meio de um incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde estava localizado, por exemplo, Luzia, o crânio mais antigo do país. Felizmente, tal obra foi encontrada pouco danificada , porém 90% do patrimônio histórico daquele museu, foi destruído. (Reestruture as discussões. Articule mais as ideias)

Ver a destruição de obras tão importantes do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, (Sem vírgula) causa tristeza e indignação a grande parte da população e percebe-se que parte da história é destruída junto a elas. Por isso, o governo (Vírgula) juntamente com o Ministério da Cultura e as equipes de segurança pública, deveriam promover mais segurança para as obras do patrimônio histórico, (Sem vírgula) com a vigilância de obras localizadas na rua, (Sem vírgula) e manutenção constante da estrutura dos museus, para que sejam evitados problemas como o vandalismo e incêndios como o relatado. (Proposta superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos